Campo Grande Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2008, 09:58 - A | A

Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2008, 09h:58 - A | A

Comércio passa a funcionar em novo horário e segurança aumenta neste fim de ano

Lucia Morel - Capital News

O comércio de Campo Grande funciona até as 22 horas a partir de hoje. A mudança faz parte da estratégia de atendimento diferenciado para o fim de ano, quando as compras aumentam por conta do Natal. Até o dia 23 de dezembro, o horário das lojas do centro da cidade permanece inalterado nos dias se semana. Já aos domingos, o comércio funciona até as 18 horas, em todos os domingos do mês.

Mas o grande diferencial deste ano é o fechamento do quadrilátero das ruas Afonso Pena até a Maracajú e da Calógeras até a Rui Barbosa. O objetivo Pé transformar esse espaço em um shopping a céu aberto, sem passagem para carros e com decoração que lembrará uma praça. A intenção da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande é aumentar as vendas e ainda proporcionar um local aconchegante de compras.

Para os dias 24 (véspera de Natal) e 31 de dezembro (véspera de ano novo), o comércio também funciona em horário especial: até as 18 horas no dia 24 e até as 16 horas no dia 31.

Shopping
No Shopping Campo Grande o horário de funcionamento também muda neste mês de dezembro para atender a demanda de clientes de fim de ano: aos domingos, as lojas abrem a partir das 10 da manhã (e não mais às 14 horas) e nos dias de semana o atendimento segue até as 22 horas. Nos dias que antecedem o Natal – 21, 22 e 23 – as lojas seguem abertas até a meia-noite.

Segurança
Para garantir tranqüilidade aos clientes do comércio central da cidade, o governo do Estado colocou mil alunos da escola de alunos soldados que passam pelo curso de formação da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul para ajudar no policiamento, desde o dia 6 deste mês.

De dois em dois, eles estarão reforçando o trabalho preventivo nas principais áreas comerciais da Capital e em outros 12 municípios do Estado até o dia 5 de janeiro.

Somente em Campo Grande, serão disponibilizados 370 soldados, que vão se revezar entre os turnos matutino, vespertino e noturno. Outros 670 alunos vão garantir a segurança nos municípios de Coxim, Ponta Porã, Dourados, Aquidauana, Bonito, Maracaju, Rio Brilhante, Fátima do Sul, Jardim, Três Lagoas, Nova Andradina e Paranaíba.

Transporte Coletivo
Desde a semana passada os ônibus articulados e os carros extras do transporte coletivo da Capital estão funcionando em horário especial: até as 20 horas, utilizando carros articulados ou complementares. Nos casos das tabelas das linhas troncais que recolhem antes do referido horário, elas deverão realizar mais uma viagem.

A partir de hoje até o dia 23 de dezembro, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) vai acompanhar operação das linhas troncais (080, 081, 085 e 087) e, caso necessário ou por determinação da fiscalização da Agetran, vai também disponibilizar veículos extras para suprir a demanda.

Nos domingos dias 7, 14, 21 e 28, as empresas deverão disponibilizar três veículos extras com tripulação, nos terminais de sua responsabilidade, para suprir demanda eventual.

Nos dias 21, 22 e 23, o horário de atendimento será estendido, até a meia-noite para atender consumidores e trabalhadores no Shopping Campo Grande, seguindo a seguinte escala:
- As linhas Shopping deverão iniciar operação com carros extras no Shopping Campo Grande (av. Afonso Pena);
- As linhas troncais (080, 081, 085 e 087) e convencionais (amarelas) deverão aguardar a chegada das linhas Shopping ao centro (região da Praça Ary Coelho e Rua Rui Barbosa);
- As linhas alimentadoras (azuis) deverão aguardar a chegada das linhas troncais e interbairros nos terminais para, só então, partirem para os bairros.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS