O comércio de Campo Grande está autorizado a funcionar nos próximos dois feriados, dias 11 de outubro, aniversário de criação de Mato Grosso do Sul, e 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida. De acordo com as informações divulgadas nesta sesta-feira (6), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS), conforme prevê a Convenção Coletiva, é preciso comunicar o Sindicato dos Empregados com 48 horas de antecedência e pagar 7% do piso salarial aos colaboradores.
Os supermercados e hipermercados de Campo Grande abrem normalmente nas duas datas. Entretanto, conforme estabelece a Convenção Coletiva 2017/2018, firmada entre o– Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios de Campo Grande (Sindsuper) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande, como forma de compensar os dias trabalhados as empresas supermercadistas deverão efetuar, nestas datas, o pagamento de R$ 57,55, por dia trabalhado, em vale-compra (sem natureza salarial) e ainda proporcionar folga aos trabalhadores, no prazo de 60 dias.
Prefeitura e Governo do Estado
A Prefeitura de Campo Grande e o governo do Estado também decretaram ponto facultativo nas repartições públicas, para o expediente de 13 de outubro. Excetuam-se às regras do decreto os centros regionais 24 horas e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que funcionam normalmente no feriado prolongado.
A Capital possui quatro CRS localizados nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia e seis UPAs nos bairros Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, Vila Almeida e Santa Mônica.
Quanto às escolas e Ceinfs, a Secretaria Municipal de Educação informa que os feriados propostos (segunda, terça e sexta-feira), dentro do calendário escolar foram antepostos. A Semed realizou sábados letivos para compensação nas escolas. O serviço de limpeza da cidade e coleta de lixo domiciliar também será mantido neste período.
Câmara
A Câmara Municipal também decretou ponto facultativo para os servidores da Casa de Leis na sexta-feira. O decreto foi divulgado no Diário Oficial da Câmara, no dia 4 de outubro