Campo Grande Domingo, 12 de Maio de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 24 de Junho de 2021, 16:51 - A | A

Quinta-feira, 24 de Junho de 2021, 16h:51 - A | A

Covid-19

Com doses da Janssen MS fará vacinação em massa na fronteira

Iniciativa busca analisar a efetividade da imunização em massa na região

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Portal MS

Vacina da Astrazeneca é distribuída em Mato Grosso do Sul

Vacinas contra a covid-19

Ministério da Saúde anunciou o envio de 150 mil doses da vacina da farmacêutica Janssen a Mato Grosso do Sul para imunização em massa na região de fronteira. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a iniciativa integra o estudo do VEBRA COVID-19 (Vaccine Effectiveness in Brazil Against COVID-19), que pesquisará a efetividade e impacto da vacinação em massa na região de fronteira no Brasil.

 

Segundo o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, nesta quinta-feira (24), o 

ministro da saúde, Marcelo Queiroga confirmou o envio de 5% do carregamento de 3 milhões de doses da Vacina da Janssen previstas para chegar ao Brasil na próxima sexta-feira (25). A medida atende a solicitação da Secretaria de Estado de Saúde que solicitou o envio de 5% das doses do fundo de reserva para vacinação em massa nas 13 cidades que fazem fronteira com Paraguai e Bolívia.

 

Para Geraldo Resende a iniciativa é resultado do empenho coletivo que inclui o Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, Ministra Tereza Cristina, os senadores e deputados de MS na bancada federal, Conass, Cosems e Conassems. “Queremos agradecer o empenho de todos para que esse pleito fosse atendido. Diversos atores se envolveram para que Mato Grosso do Sul possa realizar a imunização em massa dos municípios de fronteira, servindo de exemplo para o País”, destacou via assessoria.

 

Conforme o Governo do Estado, a pesquisa será coordenada pelo infectologista Júlio Crodda por meio do grupo VEBRA COVID-19, o projeto recebeu apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), composto por diversas instituições, como Fiocruz, UFMS, Stanford university, Yale university, Instituto de Salude Global de Barcelona e Universidade da Flórida.

 

O estudo irá analisar o impacto da vacinação em massa, em um público entre 18 a 50 anos, em 13 cidades de fronteira em Mato Grosso do Sul. De acordo com a assessoria, o intuito da pesquisa é avaliar a efetividade da dose da Janssen e identificar a redução de riscos de forma sintomáticas, graves e óbitos por COVID-19 após 14 dias da aplicação.

 

Entre os municípios contemplados com a vacinação em massa estão Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS