A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) iniciou uma parceria com a Receita Federal, por meio da Alfândega de Mundo Novo, para reaproveitar lixo eletrônico apreendido em ações de ensino e pesquisa. O material — como placas, televisores e computadores — será utilizado em projetos de robótica e educação tecnológica desenvolvidos pelo Centro de Pesquisas em Materiais (CEPEMAT).
Segundo o professor Aguinaldo Lenine Alves, o projeto transforma resíduos em ferramentas de aprendizado. “O que seria descarte para a Receita vira material de ensino e pesquisa. É uma forma de dar novo valor a equipamentos que seriam inutilizados”, explica.
A iniciativa reduz o acúmulo de materiais em depósitos públicos e evita o descarte de componentes eletrônicos no meio ambiente, promovendo sustentabilidade e inclusão social por meio da educação.
O trabalho da UEMS será destaque no III Congresso de Direito Tributário e Aduaneiro da Receita Federal, que acontece nos dias 29 e 30 de outubro, em Brasília. O evento apresentará práticas de reaproveitamento sustentável de materiais apreendidos, incluindo projetos da UEMS como a telha-sanduíche e artigos científicos produzidos pelo CEPEMAT.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.