Ricardo Minella

Antes do atendimento, pessoas que precisavam do serviço de hemodiálise precisavam ir até a cidade de Presidente Prudente (SP)
Nesta segunda-feira (24) em Bataguassu, o Centro de Hemodiálise “Dolores Sanches Dias”, com capacidade para atender até 60 pessoas por dia, recebeu habilitação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para o funcionamento, conforme publicação feita no Diário Oficial do Estado.
Na prática, a unidade de saúde atende pacientes desde o dia 20 de julho. Já a inauguração do prédio ocorreu no dia 24 do mesmo mês, com as presenças de autoridades municipais, estaduais e federais.
De acordo com assessoria, desde o mês passado, quando passou a funcionar, o local é referência em hemodiálise para pacientes de Bataguassu e região - municípios de Santa Rita do Pardo, Brasilândia, Anaurilândia e Nova Andradina.
Antes do atendimento, pessoas que precisavam do serviço de hemodiálise precisavam ir até a cidade de Presidente Prudente (SP), a 120 quilômetros de Bataguassu. Como o tratamento é feito três vezes por semana, os pacientes percorriam até 720 quilômetros no período.
“Saía de casa cedinho e só voltava a tarde. As viagens eram desgastantes”, disse Valdenice Saldanha da Silva Santos, de 51 anos, em entrevista à equipe de reportagem da Prefeitura de Bataguassu.