Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019, 09:38 - A | A

Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019, 09h:38 - A | A

Coração Azul

Campanha conscientiza sociedade sobre o tráfico humano

Mato Grosso do Sul é rota devido às fronteiras secas

Elaine Silva
Capital News

Em Mato Grosso do Sul, a

Saul Schramm/Portal MS

Campanha conscientiza sociedade sobre o tráfico humano

MS é rota de tráfico por conta da fronteira seca

Campanha Coração Azul, tem a iniciativa de nível mundial e  busca a conscientização para luta contra o tráfico de pessoas e seu impacto na sociedade. O slogan é  “Liberdade não se compra. Dignidade não se vende”.  A mobilização é feita pelo Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap), vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

A lei n° 13.344 estabeleceu o dia 30 de julho, como o dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e a semana nacional de mobilização acontece nos dias 29 de julho a 3 de agosto, com ações de roda de conversa, e distribuição de material informativo em locais estratégicos como rodoviária, aeroporto, e região central da cidade.

“A campanha existe oficialmente em Mato Grosso do Sul desde 2013, como um alerta, um instrumento utilizado para divulgação do desvio de ações legais. Ou seja, o migrante que pretende entrar no nosso país, ele teria a fronteira, a polícia federal, o órgão público federal para ter essa documentação. Mas existem grupos que levam ao não cumprimento desse protocolo legal, e isso acontece através do tráfico de pessoas” explica a Coordenadora da Coordenadoria de Apoio aos Órgão e Colegiados da Sedhast, Vânia de Souza Almeida.

O objetivo da campanha, de acordo com a assessoria, é ampliar o conhecimento da população e sensibilizar as instituições públicas e privadas em relação ao tráfico de pessoas. “As pessoas que quiserem denunciar o tráfico de pessoas, temos três opções, e a ligação é gratuita, pode ser feita por celular ou qualquer orelhão. Temos o disk 100, o 180, e o 0800-647-1323” orienta Vânia.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS