Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2018, 16:12 - A | A

Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2018, 16h:12 - A | A

INFRAESTRUTURA

Banheiros e quiosques do Parque das Nações são reformados

Após 45 dias de obras, primeiro Núcleo de Apoio Básico está disponível ao público

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

João Prestes / Governo de MS

Banheiros e quiosques do Parque das Nações são reformados

A previsão é de que até junho as obras dos outros cinco núcleos sejam concluídas

A reforma do primeiro Núcleo de Apoio Básico (NAB) do Parque das Nações Indígenas foi concluída. Na sexta-feira (23), foi entregue ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e está disponível para uso dos frequentadores do local.

 

Localizado próximo ao monumento da Zarabatana, o núcleo é composto por três blocos: banheiros, quiosque e sala administrativa ou depósito. Após 45 dias, os prédios foram entregues com reforma completa na parte de alvenaria, pintura, redes elétrica e hidráulica. 

 

Os banheiros ganharam revestimento cerâmico nas paredes e troca de piso, além de pias e vasos novos. Também foram construídos sanitários para portadores de necessidades especiais feminino e masculino. O telhado, portas, vidros, luminárias foram trocados e as escadas que levam até o mirante sobre o bloco ganharam corrimões.

 

O Parque das Nações Indígenas possui seis Núcleos de Apoio Básico. O segundo deve ser entregue ainda nesta semana. Foram investidos cerca de R$ 946 mil na reforma de todos os núcleos. A previsão é de que até junho as obras sejam concluídas.

 

Videomonitoramento

Outros R$ 180 mil foram investidos na aquisição de equipamentos e instalação do sistema de videomonitoramento. 12 câmeras foram posicionadas nos locais de maior fluxo de pessoas, nas entradas e nos Núcleos de Apoio Básico. As imagens são transmitidas para o Centro de Monitoramento, instalado na base da Polícia Militar sediada no parque.

 

As câmeras para videomonitoramento visam garantir a segurança da população que frequenta o parque, além de preservar as instalações. Outras reformas já haviam sido realizadas. Entretanto, foram danificadas por ação de vândalos e ficaram sem condições de uso.

 

Durante a semana, circulam pelo local em média duas mil pessoas por dia e nos fins de semana o número de frequentadores salta para quatro mil.

 

O Núcleo já reformado e entregue para uso público deve ser repassado para uma instituição, que será responsável por sua conservação. O convênio está em andamento, disse a diretora de Desenvolvimento do Imasul. Os outros Núcleos que ficarão disponíveis para uso público também serão repassados para administração de terceiros, o que afasta os vândalos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS