Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 31 de Julho de 2019, 08:35 - A | A

Quarta-feira, 31 de Julho de 2019, 08h:35 - A | A

Estabilidade

Atividade industrial segue estável em Mato Grosso do Sul

Em junho 54,2% das empresas apresentaram estabilidade na produção

Elaine Silva
Capital News

Fiems/Divulgação

Indústrias de chocolate esperam aumentar faturamento em 10% na Páscoa

Empresas que apresentaram queda responderam por 32% do total

“Em junho, a ociosidade média na indústria sul-mato-grossense ficou em 29%, contra 28% no mês anterior. Somado a isso, o índice de utilização fechou o mês em 42,3 pontos, sendo que resultados abaixo dos 50 pontos sinalizam que a utilização da capacidade instalada foi inferior ao que era esperado para o período”, detalhou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende.

No mês de junho, 54,2% das empresas industriais sul-mato-grossenses apresentaram estabilidade na produção, enquanto no mês anterior esse resultado era de 58,6%, de acordo com a Sondagem Industrial realizada pelo Radar Industrial da Fiems junto a 72 empresas no período de 1º a 11 de julho.  Segundo a assessoria já as empresas que apresentaram queda responderam por 32% do total, contra 18,6% no último levantamento, indicando uma piora no ritmo da atividade industrial na passagem entre os meses de maio e junho.

Ezequiel acrescenta que a Sondagem Industrial mostrou, ainda, que, em junho, a utilização da capacidade instalada ficou abaixo do usual para 40,3% dos respondentes, igual ao usual para 51,4% e acima para 6,9%. Já as condições financeiras apresentaram pequena melhora na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, mas ainda segue longe do ideal. “De um modo geral, os empresários industriais de Mato Grosso do Sul mostraram-se insatisfeitos com a margem de lucro operacional de suas empresas no segundo trimestre de 2019, com o indicador alcançando 42,6 pontos”, informou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS