O Estádio Morenão não será mais palco de eventos musicais como o show da dupla sertaneja Jorge e Matheus, ocorrido no sábado (3). O principal motivo é com relação às péssimas condições com que o gramado se encontra ao final de cada espetáculo do tipo, o que dificulta a possibilidade de o local receber partidas de jogos de futebol, a principal finalidade do espaço.
Hoje, o gramado começou a ser retirado manualmente, pois a estrutura armada para o show musical ainda não foi desmontada. Amanhã, uma máquina deverá ser utilizada para ajudar os operários a finalizarem o procedimento.
O prazo para retirar a grama atual e preparar o terreno para receber a nova é de 15 dias. A partir do dia 26, o novo gramado – do tipo esmeralda – começa a ser fixado. Segundo Carlos Alberto de Assis, presidente do Comercial e secretário Municipal de Esporte, a grama é utilizada nos maiores estádios do Brasil. “A grama do tipo esmeralda enraíza mais rápida e é mais fácil de cuidar”, diz Assis.
A área total do campo de futebol é de 7.140 metros quadrados. Destes, 1.840 metros quadrados já receberam a grama em outra ocasião. “Esta parte onde a grama já foi plantada não vai ser alterada”, explica João Jair Sartorelo, professor de atletismo e coordenador de serviços gerais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
No dia 11 de fevereiro o estádio estará pronto para receber o primeiro jogo do Campeonato Estadual de Futebol Profissional que será disputado entre Cene e Comercial.