Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 02 de Maio de 2025


Cotidiano Terça-feira, 29 de Janeiro de 2008, 11:21 - A | A

Terça-feira, 29 de Janeiro de 2008, 11h:21 - A | A

André assina termo de execução para serviços do Cras de Inocência

Da Assessoria

Na tarde de ontem (28), às 15h, o governador André Puccinelli esteve no município de Inocência para assinar o termo de execução de serviços da construção do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da cidade. O Cras faz parte do projeto da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária de Mato Grosso do Sul (Setass) e tem o objetivo de resgatar os vínculos afetivos entre a família, por meio da inclusão social com ação sócio-educativa e qualificação para geração de renda de forma abrangente.

O Centro de Referência da Assistência Social de Inocência vai ser construído na Avenida Três Lagoas, lote A, quadra 1. Ele vai ter uma área de 254 metros quadrados na qual constará um salão de multi-atividades, secretaria, administração, salas para atendimento individual, banheiros, cozinha, sala de aula e vestiário.

Estiveram presentes também na solenidade além do governador, o Secretário de Estado de Obras Públicas e de Transportes, Edson Giroto, a Secretária de Estado de Assistência Social e Economia Solidária, Tânia Garib, o Deputado Federal Valdemir Moka e o deputado estadual Akira Otsubo, o prefeito de Inocência, José Arnaldo Ferreira de Melo e a representante do Secretário Municipal de Assistência Social, Isabel de Paula.

“Esse cras é resultado de uma emenda perdida que foi resgatada pelo Estado. O governador está cumprindo seu compromisso com os municípios. Quero agradecer ao Puccinelli por não ter esquecido de Inocência”, afirmou o prefeito José Arnaldo. Já a secretária Tânia Garib disse que fazer esse Cras é o papel efetivo do Estado para atender famílias em vulnerabilidade social. “Parabenizo a equipe do governador André. Isso faz com que o governo disponte e dê resultados”, afirmou o deputado Akira Otsubo. Se acordo com o deputado Valdemir Moka, o Cras é muito importante porque consegue agregar as ações sociais e faz com que a política pública de assistência social se efetive.

“Esse Cras vai ser construído pelo estado com o apoio de toda a bancada federal de Mato Grosso do Sul. Vou estudar os pedidos da patrulha mecanizada, do asfaltamento da MS 112 até Três Lagoas. Se não conseguir asfaltar até Três Lagoas, vou buscar garantir os 18 km que vai de Inocência até o distrito de São Pedro. Determinei o projeto executivo para o Giroto. Vamos procurar atender com a mesma igualdade os municípios”, concluiu André Puccinelli.

Cras

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada do beneficiário dos serviços da assistência social na sua localidade de vida, ou seja, no espaço onde mora. O principal foco do Cras é a família. Com um trabalho que visa o resgate dos vínculos afetivos entre seus membros, faz-se a inclusão social com ação sócio-educativa e qualificação para geração de renda de forma abrangente. A idéia é fazer com que a família busque sua autonomia para ser protagonista da própria história.

Segundo Maria Cecília Salles Teixeira, coordenadora de proteção básica da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária (Setass), com informação e orientação as pessoas que passam a ter conhecimento dos seus direitos e deveres para, atuar na mudança da realidade em que vivem. “Começa aí o exercício da cidadania,”completa Maria Cecília.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS