A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se unem em mais uma ação de combate ao transporte clandestino em Mato Grosso do Sul. Uma série de operações da agência federal comecaram na quarta-feira (5) vai contar com a participação da agência sul-mato-grossense, visando coibir o trânsito ilegal de pessoas em ônibus sem autorização, especialmente vindos de fora do País.
ANTT e AGEMS já flagraram por diversas vezes veículos oriundos, principalmente, da Bolívia que entram no Brasil pela fronteira em Corumbá com destino a São Paulo. Em fiscalizações do transporte intermunicipal, equipes da AGEMS costumam acionar a agência federal quando encontram esse tipo de irregularidade.
“Somos hoje uma equipe preparada, com equipamentos, treinada e com o importante suporte da nossa assessoria formada por policiais militares. Então, essa é uma estrutura que beneficia a fiscalização no transporte estadual e também pode ajudar muito na fiscalização interestadual”, destaca o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
Recentemente, as duas agências fizeram fiscalização conjunta na Operação Independência, no período do feriado de Sete de Setembro.
A Assessoria Militar da AGEMS participa das operações. A criação desta unidade tem fortalecido a fiscalização no Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros e deverá ser um diferencial também na fiscalização interestadual, quando for efetivado convênio de delegação de atividades que está sendo discutido com a ANTT.
“É uma ação em parceria que já acontece informalmente e que tem sido cada vez mais fortalecida”, afirma o diretor de Transportes, Matias Gonsales Soares. “É uma cooperação que beneficia o cidadão, porque tira das estradas o transporte que é ilegal e inseguro, independente de qual seja a origem e o destino”.