Campo Grande/MS, Segunda-Feira, 19 de Abril de 2021 |
27˚
(67) 3042-4141
Cotidiano
Quinta-Feira, 24 de Dezembro de 2020, 08h:23
Tamanho do texto A - A+

A partir de 2021 documento dos veículo será totalmente digital

A data prevista e a partir de 4 de janeiro

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação/Detran

A partir de 2021 documento dos veículo será totalmente digital

Documento

A partir do próximo dia 4 de janeiro, a documentação de veículos sofrerá alteração em todo o País com a união do Certificado de Registro Veicular (CRV) e do CRLV Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) em um só documento e em formato digital, o CRLV-e, por determinação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

 

A inovação promete mais segurança aos proprietários de veículos com um documento marcado por um QR Code e que poderá ser usado tanto no formato digital quanto ser baixado e impresso em papel comum, a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

A diretora de Veículos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Loretta Figueiredo, destaca que, em um primeiro momento, a mudança poderá gerar dúvidas, já que ela implica no fim do documento em papel moeda. “As pessoas estão habituadas a ter o recibo naquele papel verde, como algo de muito valor. Há receio até mesmo no ato do preenchimento, porque no caso de rasura, o proprietário precisa tirar uma segunda via e pagar a mais por isso. Com o novo formato, isso chega ao fim porque o processo de preenchimento do documento unificado será feito diretamente no sistema do Detran”, explicou.

 

De acordo com a assessoria, a Resolução nº 809 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) dispõe sobre os requisitos necessários para a emissão do CRV e do CRLV e comprovante de transferência por meio digital.

 

Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, Diretor Presidente do Detran-MS, essas mudanças demonstram a revolução digital dos Detrans. “Sabemos que toda mudança traz impactos, mas trata-se de um importante momento de evolução e desburocratização do sistema, que passa a ter seu funcionamento em formato digital”, finalizou.

 

Atualmente, o valor para quem precisa da segunda via do CRV é de R$ 414,76, além da vistoria de R$ 177,45. A partir do próximo ano, o proprietário poderá emitir o documento sem nenhum custo.

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix