Quatro das diversas correntes internas do PT oficializaram a união em Mato Grosso do Sul, mas, mesmo assim, caciques da sigla divergem da medida. O encontro foi realizado na noite dessa sexta-feira (7), no Apart Hotel Bahamas, em Campo Grande.
As tendências lideradas pelo deputado estadual Amarildo Cruz (Esquerda Viva), pelo deputado federal Carlos Biffi ( PT em Primeiro Lugar ) e pelo senador Delcídio (Construindo um Novo Tempo) se juntaram com a corrente liderada pelo deputado estadual Pedro Teruel (Movimento PT), que, de acordo com ele, é a segunda maior força interna do PT nacional, com membros como o ex-presidente da Câmara Federal, Arlindo Chinaglia, o deputado federal Fernando Ferro e as deputadas federais Fátima Bezerra e Maria do Rosário.
As três lideranças petistas - Amarildo, Biffi e Teruel - acreditam que a união entre as tendências fortaleceria a campanha da candidata a presidência da Republica Dilma Russeff (PT) e de José Orcírio Miranda dos Santos (Zeca do PT), no entanto, o senador Delcídio do Amaral não comunga dessa mesma opinião. “Essa união não fortalece candidatura de ninguém”, enfatiza.
Zeca do PT disse por telefone à reportagem do Capital News que essa união está sendo antecipada e que essa junção talvez possa ser interpretada de forma errada não fortalecendo as candidaturas para as majoritárias nacional e estadual.

Lideranças petistas divergem sobre força em campanha política em função de união de tendências
Foto: Deurico/Capital News
Segundo o deputado Biffi, as tendências não terminaram apenas se uniram com a Movimento PT para se fortalecer. “O PT em primeiro lugar não terminou ainda continua esse grupo regionalizado, mas em âmbito nacional somos do Movimento PT”, explica.
Já o deputado estadual Amarildo Cruz disse que essa união só oficializa o que já havia acontecendo anteriormente nas eleições internas da sigla. “Nos já caminhamos juntos faz duas eleições e nossas ideologias são parecidas”, explica.
O deputado Pedro Teruel idealizador do encontro acredita que essa união das tendências vem para fortalecer o partido e aumentar a representatividade da tendência no Estado.
Teruel explica que cada novo integrante vai colocar um coordenador. Ele já indicou o senador Delcidio para que seja o coordenador geral do Movimento PT em Mato Grosso.
Delcídio disse que fica honrado em se indicado por Teruel . “Ele {Teruel} é muito inteligente provavelmente ele quer que eu fique na coordenação, em razão de eu fazer parte da executiva nacional”, argumenta.
Ele disse ainda que é cedo para falar sobre a coordenação “hoje é dia só de oficializar”.
Por: Eduardo Penedo - (www.capitalnews.com.br)
Veja também:
08/05/2010 - 09:50
Delcídio afirma que ele indicará suplente
08/05/2010 - 07:45
Vice de Zeca e suplente de Delcídio serão decididos em pesquisa, afirma presidente do PT
06/05/2010 - 10:46
Correntes internas do PT se unem para tentar fortalecer candidatura de Zeca e Dilma em MS