O Procon-MS iniciou nesta segunda-feira (19) a fiscalização nos postos de combustíveis da Capital. Pela manhã, a terceira visita foi no Posto Aliança, que fica na 25 de Dezembro com a Mato Grosso. Lá, como nos dois locais vistoriados anteriormente, não foi constada nenhuma irregularidade. De aproximadamente 150 postos de gasolina, 30 deverão ser fiscalizados. Conforme os fiscais, a análise é feita sobre três medidas: volume, teor alcoólico e água.
Os locais fiscalizados são escolhidos aleatoriamente e o proprietário do posto Aliança, Moacir Joaquim de Matos, acredita que a ação colabora para o fim de uma concorrência desleal. “É direito do consumidor saber a qualidade do produto que consome. Muitos postos fazem preços que não podemos acompanhar. O Procon poderá descobrir se fazem algo ilegal para conseguir esses preços”.

Dono do posto, Moacir, acredita que fiscalização serve também para diminuir concorrência desleal
Foto: Deurico/Capital News
A análise do combustível é feita por meio de um kit, que todo posto é obrigado a ter. O material deve ter selo de aferição do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). O próprio frentista realiza o teste e o fiscal anota o resultado. A medida é para evitar dúvidas sobre a veracidade do resultado.
O coordenador de atendimento e fiscalização, Alexandre Monteiro Rezende, é o responsável pelas análises. Segundo ele, as fiscalizações vão até o fim dessa semana, sendo feitas inclusive no feriado do dia 21.

Responsável pela fiscalização diz que a ação deverá ser concluída em uma semana
Foto: Deurico/Capital News
Por: Ana Maria Assis e Jefferson Gonçalves - (www.capitalnews.com.br)
Veja também:
19/04/2010 - 07:50
Procon fiscaliza postos de combustíveis da Capital