Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Saúde Sexta-feira, 27 de Março de 2015, 18:31 - A | A

Sexta-feira, 27 de Março de 2015, 18h:31 - A | A

Dezenove cidades do estado recebem computadores para informatizar serviços farmacêuticos

Da redação (K.P)

O Ministério da Saúde irá entregar 125 computadores para 19 municípios de Mato Grosso do Sul com o intuito de informatizar os serviços farmacêuticos. Em todo o País, serão distribuídos 5.112 aparelhos, e posteriormente, 1.704 impressoras. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) que prevê ainda a realização de cursos de capacitação, com 4.860 vagas, para profissionais e gestores que desenvolvem serviços farmacêuticos no SUS.

Também está em andamento uma pesquisa para avaliar a qualidade dos serviços farmacêuticos ofertados no SUS, desde a Atenção Básica até os serviços hospitalares, nas unidades próprias do Programa Farmácia Popular do Brasil, no sistema prisional e na saúde indígena.

Nesta primeira fase serão contempladas as Centrais de Abastecimento Farmacêutico e Almoxarifados, as farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), além das Farmácias do Componente Especializado, que distribuem medicamentos indicados para o tratamento de doenças crônicas e/ou raras. Na fase seguinte, os equipamentos chegarão aos serviços farmacêuticos do Subsistema da Saúde Indígena, que atende os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIS) e demais polos indígenas.

Sete Quedas, Caarapó e Deodápolis, já começaram a receber os computadores desde o dia 17 deste mês.

Melhoria do acesso:

O Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica foi criado em 2012 para melhorar a qualidade do acesso a medicamentos no Brasil. Organizado em quatro eixos (estrutura, educação, informação e cuidado), o programa engloba desde investimentos na estruturação dos serviços farmacêuticos até ações de cuidado ao usuário.
 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS