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Tecnologia Domingo, 01 de Outubro de 2023, 13:22 - A | A

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Coluna Tecnologia

Qual a idade certa para dar um celular a uma criança?

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Saiba o que considerar para tomar essa decisão e promover um uso responsável da tecnologia

iStock

ColunaTecnologia

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Na atual era digital, a questão da idade apropriada para a introdução de dispositivos celulares na vida de crianças tem se tornado uma pauta essencial para pais e responsáveis. O rápido avanço tecnológico e o inegável interesse das crianças por telas geram um dilema, principalmente com a dúvida de qual a idade certa para dar um celular a uma criança e permitir o acesso a esse dispositivo.

No entanto, para tomar uma decisão informada sobre a introdução de dispositivos celulares na vida de crianças, é fundamental realizar uma análise detalhada dos benefícios e desvantagens envolvidos nesse processo. Afinal, os aparelhos não são uma força unicamente positiva ou negativa. Tratam-se de uma ferramenta que pode ser moldada para atender necessidades individuais.

Reconhecer as nuances dessa relação significa abraçar a complexidade e ser proativo na criação de um ambiente digital saudável e enriquecedor para as crianças. Entre os benefícios, encontram-se a possibilidade de melhorar a alfabetização digital, desenvolver habilidades tecnológicas que são essenciais na sociedade moderna e proporcionar acesso a recursos educacionais valiosos.

Além disso, a conectividade com os pais pode ser fortalecida por meio da comunicação facilitada pelos dispositivos. O mais importante é entender o que a criança faz com um celular, o que está habilitado no celular e o que os responsáveis incorporam para que essa tecnologia possa ser positiva no dia a dia.

Nativos digitais

As crianças de hoje estão imersas em um mundo digital desde cedo. Tablets, celulares e computadores fazem parte do ambiente em que crescem, proporcionando oportunidades de aprendizado, entretenimento e conexão com outras pessoas.

Com isso, os pais se veem diante de um dilema: por um lado, querer que seus filhos estejam atualizados com as tecnologias modernas, pois isso é fundamental para o sucesso no mundo atual.

Por outro lado, preocupam-se com os riscos potenciais e impactos negativos do uso excessivo das telas em idade precoce. Nesse sentido, vale a reflexão a respeito dos chamados “nativos digitais”. O termo é utilizado para se referir a pessoas que cresceram em um ambiente em que a tecnologia digital, como computadores, internet e dispositivos eletrônicos, sempre esteve presente.

A ideia é que essas pessoas têm uma afinidade natural com a tecnologia e geralmente estão familiarizadas com seu uso desde muito jovens. Uma pesquisa com estudantes da educação básica revelou que as habilidades para usar Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) não são inatas nas gerações mais recentes, segundo estudo da Universidade Federal de Lavras (PPGE/UFLA).

Isso destaca que essas competências não são automáticas em toda uma geração. Para além do aspecto técnico, o estudo evidencia que a relação com dispositivos tecnológicos parte de uma construção, o que por sua vez pode significar que não é ideal presumir que as crianças que possuem acesso ao celular automaticamente possuem todas as competências necessárias para seu uso eficaz.

A interação com os dispositivos requer não apenas familiaridade, mas também educação e experiência prática para compreender plenamente seu potencial e seus desafios. Por isso, a idade ideal para dar um celular a uma criança não é uma resposta única e absoluta. Ela pode variar dependendo de diversos fatores, incluindo o desenvolvimento da criança, a maturidade emocional e a necessidade real do dispositivo. Por isso, vale considerar:

Desenvolvimento Individual: Cada criança é única e seu desenvolvimento varia. Algumas crianças podem demonstrar maturidade suficiente para lidar com um celular aos 10 anos, enquanto outras podem precisar esperar até os 12 ou 13.
Necessidade Real: A decisão de fornecer um celular deve estar ligada à necessidade real da criança. Se ela precisar de um dispositivo para se comunicar com os pais ou para fins educacionais, isso pode influenciar a escolha da idade certa.
Educação Digital: É essencial que os pais ou responsáveis eduquem os filhos sobre o uso responsável da tecnologia. A compreensão dos perigos online e o estabelecimento de limites de tempo são fundamentais.
Supervisão: É importante que os pais supervisionem o uso do celular, especialmente no início. Aplicativos de controle parental podem ser úteis nesse sentido.

Equilíbrio necessário

A decisão de quando dar um telefone a uma criança não é uma tarefa fácil. No entanto, ao considerar cuidadosamente o desenvolvimento da criança, suas necessidades individuais e a educação digital, os pais podem encontrar o momento certo para introduzir a tecnologia em suas vidas.

Portanto, ao ponderar sobre a idade certa para dar um celular a uma criança, vale considerar que não existe uma resposta única. O importante é tomar essa decisão com base nas necessidades e no desenvolvimento da criança, sempre acompanhando-a nesse processo.

Acompanhamento parental

Para além da decisão em si, é crucial enfatizar diretrizes essenciais para os pais que optem por dar um celular a uma criança. Fomentar a comunicação é fundamental, o que significa que os pais devem encorajar seus filhos a utilizar os celulares como meio de comunicação com a família, especialmente quando estiverem fora de casa.

Isso pode proporcionar tranquilidade e fortalece os laços familiares. Essas orientações são essenciais para garantir que a introdução do celular na vida das crianças seja uma experiência positiva e segura.

Utilização da tecnologia como ferramenta

Sobretudo, é preciso reconhecer que dar um celular a uma criança e permitir o acesso à tecnologia significa ampliar o acesso dessa criança ao mundo, e, com responsabilidade e acompanhamento, pode ser uma experiência positiva. Além disso, é importante utilizar os recursos disponíveis atualmente para impor os limites de segurança dessa interação.

As tecnologias oferecem oportunidades sem precedentes, mas exigem orientação e supervisão responsáveis. À medida que as crianças crescem, a tarefa dos pais é ajudá-las a desenvolver uma relação equilibrada e consciente com a tecnologia, capacitando-as a colher os benefícios sem cair nas armadilhas do uso excessivo.

Portanto, ao invés de ver a tecnologia como uma questão binária, é imprescindível manter o diálogo parental aberto e o espaço para que novos ajustes sejam feitos no uso do dispositivo, caso seja necessário.

Recursos

Para os pais que desejam dar um celular para a criança, mas estão preocupados com os altos custos, o produto recertificado pode ser uma opção viável. Esses dispositivos passam por um processo de verificação e recondicionamento para garantir seu funcionamento adequado, mas geralmente são mais acessíveis do que os novos.

Além disso, apresentam vantagens significativas em diversas áreas. Do ponto de vista da economia financeira, eles são frequentemente mais acessíveis, em comparação aos produtos novos, o que pode aliviar o orçamento dos pais. Além disso, ao optar por produtos recertificados, os pais contribuem para a redução do lixo eletrônico.

Isso torna essa escolha mais amigável ao meio ambiente e promove a sustentabilidade. Mesmo sendo produtos usados, os recertificados passam por testes rigorosos para garantir que funcionem adequadamente, proporcionando aos pais a tranquilidade de uma qualidade assegurada. Portanto, a escolha por produtos recertificados oferece benefícios econômicos, ambientais e de qualidade, que podem ser atraentes para muitos consumidores conscientes.

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