Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Tecnologia Domingo, 27 de Março de 2022, 12:23 - A | A

Domingo, 27 de Março de 2022, 12h:23 - A | A

Coluna Tecnologia

O seu celular foi roubado? Saiba tudo que você precisa fazer

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Conheça algumas formas de evitar dor de cabeça, caso seu celular seja roubado

iStock

ColunaTecnologia

Nada é mais desagradável do que ter o celular roubado, ainda mais no momento atual, em que eles se tornaram peças fundamentais do nosso dia a dia. Apesar de ser muito ruim, infelizmente, também é muito comum, e muitas pessoas acabam não se preparando para isso, o que se torna um risco grande.

Hoje, os celulares guardam boa parte das nossas informações pessoais nos aplicativos espalhados por aí. Conta bancária, e-mail, redes sociais, entre outros, estão entre os dados que dificilmente você não possui no seu smartphone, portanto estar atento ao que fazer em situações que seu celular foi roubado irá trazer menos dor de cabeça e preocupação com golpes.

Confira aqui alguns passos que você deve realizar, caso seu celular seja roubado.


Mude a senha da conta associada ao telefone
Na maioria dos smartphones mais novos, é possível cadastrar uma conta do Gmail para acessar todas as informações em diversos locais, portanto mudar a senha de acesso evita que hackers e pessoas indevidas entrem na conta e alterem algo. Para realizar esse processo, é bem simples: basta você ir ao seu notebook ou PC e ir na seção de segurança do gerenciamento do Google. Para usuários do iPhone, basta acessar o ID Apple.


Bloqueie o IMEI do aparelho e a linha telefônica
O IMEI (International Mobile Equipment Identity) é o número de identificação do celular, portanto, ao realizar o bloqueio, o celular furtado se torna menos útil para os bandidos, pois ele não poderá se conectar a mais nenhuma operadora. Para descobrir essa identificação, basta digitar o código #06# no teclado e anotar o número, ou números, caso seu aparelho seja dual chip. O interessante é deixar esse número guardado em um local seguro, e avisar a operadora no caso de roubo.


Mude a senha de todas as suas redes sociais e saia dos apps
Como dito antes, as suas informações pessoais e senhas de redes sociais ficam expostas no seu celular, portanto, em situações de roubo, você deve mudar a senha e sair dos aplicativos principais, como WhatsApp, Instagram, Facebook, Nubank, entre outros bancos, e Spotify. Caso tenha um cartão virtual cadastrado no seu app de banco, entre em contato com ele para realizar o bloqueio.


Registre um boletim de ocorrência
Após realizar todos esses processos, além de bloquear o seu aparelho na operadora, é necessário fazer um boletim de ocorrência em um distrito policial; de preferência, próximo ao local. Esse documento irá auxiliar nas buscas pelo celular, além de garantir uma proteção a mais dos seus dados.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS