Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 22 de Julho de 2024


Moda e Beleza Domingo, 16 de Junho de 2024, 14:47 - A | A

Domingo, 16 de Junho de 2024, 14h:47 - A | A

Coluna Moda e Beleza

Dúvidas sobre como usar meias de compressão? Confira 3 dicas

Por Aline Reis

Da coluna Moda e Beleza
Artigo de responsabilidade do autor

Saiba maneiras de como escolher a meia adequada, utilizá-la de forma correta e, ainda, aumentar sua durabilidade

amriphoto / iStock

ColunaModaEBeleza

..

Conhecidas pela capacidade de compressão dos vasos sanguíneos, as meias compressivas são grandes aliadas no tratamento de doenças cardiovasculares, que podem causar inchaço, desconforto e a sensação de perna pesada. Elas atuam realizando uma pressão nas pernas, o que ajuda o fluxo sanguíneo a percorrer dos pés ao coração. Como resultado, a meia de compressão devolve a sensação de bem-estar às pessoas com alguma doença relacionada ao sistema linfático.

Mas, há algumas recomendações referentes à escolha e uso delas, confira:

● Atente-se à necessidade

São diversos os casos em que a meia de compressão é indicada como tratamento. Diante de condições médicas como varizes, lipedema e pós cirúrgico, por exemplo, as meias compressivas são bastante recomendadas. Além de ajudar na mobilidade, ela controla o progresso da doença e aumenta a qualidade de vida do indivíduo acometido pela enfermidade.

Mas, ainda, há situações em que as meias são contraindicadas: casos de insuficiência cardíaca, alergia ao tecido em questão e feridas abertas nas pernas são alguns deles.

● Escolha a meia adequada

Suave, média e alta compressão são exemplos de modelos das meias compressivas. Além disso, elas podem variar em comprimento e funcionalidade, uma vez que são projetadas para diferentes públicos e necessidades. A meia anti-embolia, por exemplo, é ideal para os casos pós-cirúrgicos, em que se deseja evitar coágulos; já a de alongamento graduada, por sua vez, é indicada para melhorar a circulação e prevenir doenças cardiovasculares.

Há, ainda, diferenças estéticas: apesar de compartilharem da mesma eficácia e funcionalidade, as meias de compressão masculinas têm um design diferente das femininas, que permite a escolha de acordo com o estilo do paciente. Mas, no que diz respeito à escolha do modelo ideal para o seu caso, consulte um médico da área para ter uma recomendação específica e eficaz.

● Utilize-a corretamente

Tão importante quanto escolher a meia adequada, é utilizá-la de forma correta. Para que a meia desempenhe sua função da melhor forma, por exemplo, é importante que ela não esteja embolada. Por isso, coloque-a com calma e verifique se está esticada em todos os pontos. Além disso, as meias compressivas devem ser vestidas pela manhã, logo ao acordar, antes que as pernas comecem a inchar e seja difícil colocá-las.

Atentar-se à validade da meia também é uma boa dica, visto que, com o tempo, ela desgasta e deixa de cumprir sua função. Mas, há algumas maneiras de prolongar sua durabilidade: revezando com outras meias, por exemplo, e lavando à mão, com água e sabão, são algumas delas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS