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Alimentação: como conquistar cabelo e unhas perfeitos

Por Aline Reis

Da coluna Moda e Beleza
Artigo de responsabilidade do autor

Confira quais são os principais alimentos que são fontes de vitaminas e minerais para fortalecer cabelo e unhas

iStock

ColunaModaEBeleza

Ter uma alimentação balanceada para ter uma saúde melhor não é uma novidade para ninguém. Inclusive, trata-se de um desafio para várias pessoas que tentam melhorar a saúde por meio da alimentação, tão essencial ao nosso bem-estar. Afinal, ter uma alimentação não saudável pode acarretar em diversos problemas de saúde e falta de vitaminas, como a deficiência em ácido fólico (que é o composto presente em verduras), em vitamina D e em vitaminas do complexo B, que são essenciais para o organismo do corpo humano.


Alguns sinais de que a sua alimentação não está boa, porém, não se manifestam somente em doenças: pode ser que o seu cabelo ou as suas unhas estejam fracos, opacos ou mesmo quebradiços. Para te ajudar a revigorar sua saúde e manter seu cabelo e suas unhas perfeitos, separamos algumas dicas de alimentos para você incluir no seu dia a dia!

Cereais
Perfeitos para quem quer fortalecer o cabelo e as unhas, os cereais são ricos em vitaminas do complexo B. É muito fácil encontrá-los em alimentos típicos do dia a dia do brasileiro, como arroz integral, aveia, cevada e centeio, por exemplo. Ou seja, é fácil de introduzir estes alimentos na sua rotina alimentar. O consumo de cereais evita a calvície, uma vez que ele fortalece o cabelo e ajuda no crescimento saudável das unhas.

Frutas
As frutas são grandes companheiras para manter a nossa saúde em dia. Também são muito fáceis de se encontrar, seja em feiras, hortifrutis ou até em mercados, e as frutas podem proteger nosso organismo dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. As frutas cítricas e as frutas vermelhas, por exemplo, são perfeitas nisso, pois o antioxidante que elas possuem age diretamente contra os radicais livres e ajuda no fortalecimento das unhas e do cabelo. Além disso, as frutas vermelhas e cítricas também possuem vitamina E, que ajuda a manter o brilho capilar e evita que as cutículas da unha fiquem quebradiças.

Peixes e frutos-do-mar
O consumo de proteínas é essencial para a nossa saúde. No caso dos peixes, em especial a sardinha, o atum e o salmão, a riqueza que este alimento traz à nossa saúde é imensa. Os peixes são ricos em ômega 3, proteínas e zinco, o que ajuda a manter o cabelo e as unhas fortes, além de ter antioxidante por meio do ômega 3, evitando a alopecia (queda de grande quantidade de cabelo).

 

Os frutos-do-mar também são ótimos para manter o cabelo e as unhas saudáveis. Os frutos que mais beneficiam ambos são as ostras e os mariscos, que oferecem bastante magnésio para a manutenção da queratina (proteína que fortifica e renova as células do corpo).

Ovos e carne vermelha
Outro alimento ótimo para o cabelo e as unhas são os ovos. Muito ricos em proteína e biotina, os ovos conseguem facilitar o desenvolvimento de queratina, a estimulação do metabolismo e o aumento de proteína (e vitamina B12) no corpo. O ideal é comer ovos mexidos (evitando manteiga ou outros alimentos gordurosos) no café da manhã, para começar o dia cheio de energia e disposição.

 

Da mesma maneira, a carne vermelha fornece uma quantidade muito boa de proteínas, colágeno e ferro, ajudando a evitar problemas de anemia e mantendo a firmeza da pele.

Leguminosas
As leguminosas são fontes de vitaminas e minerais, além de ser uma fonte importante de proteína vegetal para o organismo. Além disso, por terem bastante ferro e zinco, consumir leguminosas auxilia no fortalecimento das unhas e do cabelo, prevenindo quedas e quebras de ambos. O feijão, a ervilha, a lentilha e o grão-de-bico são leguminosas muito fáceis de serem encontradas, inclusive em pratos feitos (os famosos “PFs”), que podem ser pagos com vale-alimentação, dinheiro ou cartões dependendo do estabelecimento.

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