Equipes do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) começaram hoje uma fiscalização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) de Campo Grande. Durante três dias, as 74 unidades da Capital serão vistoriadas, em ação inédita que busca identificar falhas, orientar gestores e fortalecer a Atenção Primária à Saúde no âmbito do SUS.
A fiscalização faz parte da II Fiscalização Ordenada da Atenção Primária à Saúde do TCE-MS, que começou no interior. Na primeira etapa, foram fiscalizadas unidades de saúde dos municípios de Jaraguari, Rio Negro, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Rochedo, Corguinho e Rio Verde de Mato Grosso. Responsável pela jurisdição desses municípios, o conselheiro Osmar Domingues Jerônymo disse que a ação do tribunal na área da saúde tem caráter estritamente técnico e é orientada por dados concretos sobre as principais demandas da população
Segundo ele, a fiscalização busca avaliar, de forma ampla, as condições da saúde pública nos municípios, com foco na estrutura, no atendimento e nas necessidades enfrentadas diariamente pelos usuários do SUS. “Essa não é uma ação política, é uma ação técnica do Tribunal de Contas. Estamos nas unidades de saúde pública e vendo a saúde pública em geral. Eu iniciei pelos meus municípios da região norte, que vem de Coxim até Campo Grande, e vamos fazer todas as unidades que se referem à saúde pública”, afirmou Domingos.
LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG
• • • • •

