Campo Grande 00:00:00 Sábado, 17 de Maio de 2025


Marco Eusébio Sábado, 17 de Maio de 2025, 17:57 - A | A

Sábado, 17 de Maio de 2025, 17h:57 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Projeto proíbe atendimento de bonecas ‘reborn’ na rede pública de saúde em MS

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Projeto de lei apresentado na Assembleia pelo deputado João Henrique Catan (PL) proíbe o uso de serviços públicos estaduais essenciais aos cidadãos em Mato Grosso do Sul para "atender" objetos inanimados, como bonecas do tipo “reborn” e similares. A matéria veda o uso de serviço público, triagem, acolhimento ou qualquer forma de prestação de serviço a bonecas hiper-realistas do tipo "bebê reborn" e afins. “O projeto visa proteger a finalidade dos serviços públicos essenciais, impedir sua utilização indevida por ou para objetos inanimados, especialmente bonecas do tipo ‘reborn’, e estabelecer critérios para encaminhamento à rede pública de saúde mental nos casos que assim o justifiquem, contribuindo para a organização e proteção do sistema de saúde e demais serviços, resguardando a prioridade para os cidadãos reais e garantindo que os recursos públicos cheguem a quem realmente deles necessita”, disse o deputado.

O assunto teve repercussão nacional após o Fantástico, da TV Globo, mostrar uma loja em Campinas (SP) especializada que simula uma maternidade para o nascimento dessas bonecas. O local também oferece "certidão de nascimento", "carteira de vacinação" e até "parto" para o bebê. O G1 informa que três projetos foram apresentados ontem na Câmara dos Deputados relacionadas aos bebês “reborn”. Um, de autoria do deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), restringe o atendimento médico à simulação por lojas especializadas e impede que instituições de saúde públicas e privadas sejam usados para esse fim. Outro, da deputada Rosângela Moro (União-SP), propõe critérios para o acolhimento psicossocial pelo SUS de pessoas com vínculo afetivo intenso com as bonecas reborn – e quaisquer outros objetos de representação humana.

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS