Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 03 de Julho de 2025


Marco Eusébio Sábado, 20 de Junho de 2020, 07:29 - A | A

Sábado, 20 de Junho de 2020, 07h:29 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Mosquitos Aedes com bactéria contra dengue serão soltos em Campo Grande

Por Marco Eusébio

Artigo de responsabilidade do autor
Artigo de responsabilidade do autor

Fotos Agência Fiocruz

ColunaMarcoEusébio

Mosquitos Aedes aegypti infectados com a bactéria Wolbachia, que tem capacidade de reduzir a transmissão de vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, serão soltos em Campo Grande em setembro. A iniciativa faz parte de acordo firmado em fevereiro deste ano pelo então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, com o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O Laboratório Central (Lacen-MS) tem recebido ovos do mosquito com Wolbachia produzidos pela Fiocruz (RJ) e aguarda a eclosão dos mosquitos para que sejam liberados adultos na Capital. Só neste ano, MS registrou até ontem 62,5 mil casos de dengue que matou 39 pessoas, diz o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

Conduzido no Brasil pela Fiocruz, o projeto é adotado pelo World Mosquito Program (WMP), programa internacional de combate à doenças transmitidas por mosquitos. "A iniciativa trabalha da seguinte maneira: é feito um trabalho de engajamento para explicar sobre o projeto tirar todas as dúvidas, e assim ter o apoio da população. Depois entra a fase de liberação dos mosquitos por determinado período, cerca de 16 semanas. Esses mosquitos vão se cruzando na natureza e, com o passar do tempo, haverá uma grande porcentagem do mosquito naquela localidade com a Wolbachia. Com isso esperamos ter uma redução das doenças e podemos proteger a população", disse o coordenador nacional do projeto e pesquisador da Fiocruz, Luciano Moreira.

 

 

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 

 



 


 

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS