O presidente Lula se reúne hoje com empresários em Pequim, em agenda oficial na China onde desembarcou com a comitiva na noite de sábado, após visitar a Rússia onde se reuniu com o presidente Vladimir Putin e participou da cerimônia dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista, pondo fim à Segunda Guerra Mundial na Europa. Segundo o Palácio do Planalto, Lula se encontrará com os CEOs de duas grandes empresas chinesas.
A primeira reunião será com Lei Zhang, da Envision Energy, que produz turbinas de energia eólica. Depois, recebe Cheng Fubo, da Norinco, corporação industrial que atua nos setores de defesa, automotivo, fabricação de máquinas, produtos químicos, eletrônicos, entre outros. A agenda empresarial prevê ainda reunião com representantes de empresas do setor de saúde e assinatura de acordos. No fim do dia, o presidente brasileiro participa do encerramento do seminário Brasil-China, que reúne empreendedores de ambos os países.
Na terça-feira, Lula participa da cúpula de chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) com o governo chinês e terá encontros com o presidente da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular, Zhao Leji, o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e uma reunião ampliada com o presidente da China, Xi Jinping, no Grande Palácio do Povo. Ao menos 16 acordos entre os dois países devem ser assinados na ocasião. A previsão é que o presidente volte ao Brasil na quarta-feira. (Com Agência Brasil)
LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG
• • • • •