Campo Grande 00:00:00 Domingo, 27 de Julho de 2025


Marco Eusébio Segunda-feira, 24 de Junho de 2013, 18:01 - A | A

Segunda-feira, 24 de Junho de 2013, 18h:01 - A | A

Dilma quer Constituinte para reforma política

Marco Eusébio

Dilma quer Constituinte para reforma política

A presidente Dilma Rousseff surpreendeu os polític

Ao abrir a reunião com governadores e prefeitos hoje em Brasília, Dilma Rousseff anunciou que vai propor a convocação de um plebiscito que autorize uma Constituinte para fazer a reforma política. "O Brasil está maduro para avançar e já deixou claro que não quer ficar parado onde está", disse a presidenta. Propôs ainda uma nova legislação que considere a "corrupção dolosa [quando há intenção] como crime hediondo", com penas mais severas. Dilma pediu também agilidade na implantação da Lei de Acesso à Informação e defendeu ainda pacto de responsabilidade fiscal, para manter a estabilidade da economia e o controle da inflação.

*-**-*-*-*-**-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Dilma anuncia aos governadores e prefeitos mais R$ 50 bilhões para mobilidade urbana

Dizendo que seu governo está "ouvindo a voz das ruas", Dilma Rousseff anunciou hoje a governadores e prefeitos de capitais no Planalto, que a União vai colocar mais R$ 50 bilhões à disposição para investimentos em obras de mobilidade urbana. “Tenho certeza que nos últimos anos, o Brasil tem tido grande investimento na área de transporte coletivo urbano. Nosso pacto precisa assegurar também uma grande participação da sociedade na discussão política do transporte, com maior transparência no cálculo das tarifas”, disse. A presidente também anunciou a criação de um Conselho Nacional de Transporte Público, com participação da sociedade, que deverá ter versões municipais. Na saúde, a presidente convocou governadores e prefeitos a acelerar investimentos. Para aumentar investimentos em educação – outro ponto do pacto nacional – Dilma lembrou que o governo defende 100% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do pré-sal para o setor e jogou a bola para o Congresso, a quem cabe aprovar as medidas. “Confio que os senhores congressistas aprovem esse projeto que tramita com urgência no Congresso Nacional. Acredito que todos nós sabemos que o esforço de investir em educação transforma um país em uma nação desenvolvida”, disse.

Leia a coluna de hoje clicando aqui em Marco Eusébio in Blog

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS