Campo Grande/MS, Terça-Feira, 28 de Junho de 2022 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Domingo, 13 de Fevereiro de 2022, 11h:58
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

Confira 3 dicas para evitar o desperdício de água na agricultura

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

A agricultura cresce a cada ano no Brasil, e investir em medidas para evitar escassez de água vem se tornando essencial

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

Um dos setores que mais trazem benefícios para o Brasil é a agricultura, e com ela, vem algumas questões que despertam dúvidas em diversos setores da economia. Por ser um dos maiores produtores agrícolas do mundo, o desafio atual é como saber gerir o consumo de água para adubar diversas áreas de terra nos campos, pois sem o cuidado necessário, o desperdício pode ocorrer.

A preocupação com a preservação dos recursos hídricos é algo relativamente atual; afinal, o desperdício não se discutia antigamente. Desde 2014, diversas cidades sofrem com a falta de água, devido à queda nos reservatórios; portanto, lutar pela diminuição do consumo de água afeta não só a agricultura, como também toda a sociedade de modo geral.

Diversos profissionais buscam alternativas de como adotar práticas mais sustentáveis nas fazendas, mas acabam encontrando dificuldade em encontrar os recursos necessários. Isso ocorre devido à falta de mão de obra qualificada, ou investimento em técnicas obsoletas, o que acaba atrapalhando o desempenho em um mundo mais consciente e preocupado com a escassez.

Diversas técnicas de preservação podem ser adotadas nos terrenos agrícolas, basta adotar algumas medidas e utilizar os equipamentos necessários. Confira algumas dicas para economizar água e evitar a escassez.


Fazer uma irrigação responsável
Apesar de a irrigação ser muito alinhada ao consumo excessivo de água, adotar uma irrigação controlada também ajuda na preservação. O interessante é que se invista em tecnologia, pois atualmente, caso queira  difundir a água das cisternas para diferentes polos, é importante ter um recurso como a motobomba ou algo semelhante.

Outra técnica que pode ser utilizada é o gotejamento, pois ela utiliza tubos que levam a água até a raiz das folhas, aplicando diretamente no solo. Apesar do custo alto inicial, esse sistema é muito interessante.


Armazenar água da chuva
O armazenamento de água da chuva já é uma técnica utilizada em todo o país, sendo bastante popular. Muitos setores como a construção civil se utilizam desse modo para garantir a sustentabilidade nas obras. Para economizar na agricultura, é necessário instalar um sistema que utilize o recurso de armazenagem racionalmente, sempre estando atento à qualidade da água, pois pode ser necessário o uso de sais minerais.


Utilizar novas tecnologias
Hoje, as tecnologias estão para facilitar diversos setores, e na agricultura isso não seria diferente. Algumas lavouras utilizam drones para monitorar o desempenho do solo, além de máquinas mais modernas de irrigação, que evitam o desperdício desnecessário. Adotar algumas medidas na fazenda, como escolha de plástico ideal na cultura plantada, pode ser uma ótima forma de economizar água.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix