Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Educação e Carreira Domingo, 19 de Fevereiro de 2023, 16:43 - A | A

Domingo, 19 de Fevereiro de 2023, 16h:43 - A | A

Coluna Educação e Carreira

9 em cada 10 consumidores realizam compras online em PMEs

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

A preferência dos consumidores fica por conta da praticidade do acesso via app ou sites responsivos, além de preços bons e competitivos

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

Confirmando uma forte tendência de alta, o e-commerce brasileiro registrou no ano de 2022 um crescimento de quase 30%, em relação ao ano anterior. O número recorde, porém, reforça um aspecto até então pouco aparente. Dentre os consumidores, 90% preferem comprar de pequenas e médias empresas, em detrimento das grandes.

Os motivos são variados. Segundo pesquisa realizada pela Locaweb, os entrevistados apontam preços mais atraentes, mais praticidade na compra e rapidez nas entregas. Outras razões declaradas foram frete grátis, promoções e qualidade dos produtos. De fato, com o fechamento do varejo no ano de 2021, as PMEs precisaram buscar fortalecer as vendas digitais, a fim de manter sua fatia de mercado. Essa digitalização acentuada foi muito favorável, portanto.

O advento dos marketplaces foi especialmente importante. A reunião de múltiplos varejistas em um único lugar atrai compradores, que preferem adquirir seus produtos por esse canal: 63% das vendas são feitas dessa maneira. O crescimento frente às grandes empresas fica então mais evidente: 30% dos consumidores disseram comprar exclusivamente das grandes, enquanto 41% dos entrevistados apontaram consumir somente das PMEs.

O acesso aos produtos é feito preferencialmente via app ou lojas virtuais e websites, com 69% e 70%, respectivamente. A diferença se dá por conta das faixas etárias dos consumidores: um público adulto mais velho, de 30 anos ou mais, prefere a forma mais clássica, isto é, os websites. Já o público mais jovem, da faixa dos 18 aos 29, prefere os apps e também as redes sociais.

Um dado também apontado pela pesquisa é a preferência das mulheres pelas pequenas empresas, pois 54% delas consomem igualmente ou até mais nas PMEs do que nas grandes. E, como porta de entrada, o Google. O site serve para comparação de preços e tira a necessidade de deslocamento para as lojas das grandes redes.

Para o gerente executivo de marketing e canais da Locaweb, Luis Carlos dos Anjos, “é importante notar que, por mais que o dia a dia e os números das empresas de portes diferentes seja muito distinto, a jornada do consumidor tem muitas semelhanças nas grandes empresas e nas PMEs. A pesquisa mostra que as PMEs já conquistaram o seu lugar no mundo do e-commerce”.

O fato é que compras feitas na internet são mais baratas. O barateamento relacionado à diminuição, ou mesmo extinção, dos custos fixos de uma loja física trouxe para o consumidor um poder de compra maior, além de uma gama maior de produtos. Para o vendedor, um canal importante de vendas e um público universalizado.

E, para melhor gerir um número maior de clientes e até melhor atendê-los, o uso de ferramentas específicas é algo essencial. Por essa razão, as PMEs se beneficiam de aplicativos como o WhatsApp comercial, capaz de proporcionar respostas mais rápidas, ações publicitárias como anúncios, além de integração com as demais redes sociais.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS