Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Cultura Domingo, 16 de Abril de 2023, 14:45 - A | A

Domingo, 16 de Abril de 2023, 14h:45 - A | A

Coluna Cultura

Novo no bairro: o que fazer na Vila Mariana

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Um dos mais desenvolvidos bairros da capital paulista, a Vila Mariana é um misto de bairro domiciliar com comercial repleto de lazer, gastronomia e cultura

iStock

ColunaCultura

Bairro de Vila Mariana em São Paulo

Um bairro aconchegante e perto de tudo bem no coração de São Paulo. Este bairro existe e é a Vila Mariana. Um dos mais tradicionais da grande metrópole, localizado na zona sul da capital paulista, é sinônimo de ótimas escolas e faculdades, hospitais que são referência para todo o país, comércio pujante, muita cultura e gastronomia, além de parques e praças verdes que entregam ótima qualidade de vida para seus mais de 130 mil habitantes.

Urbanizado a partir da proximidade com as linhas de trem que cruzavam a cidade ainda no século XIX, o bairro da Vila Mariana sempre foi residencial em sua essência. A instalação de um controverso matadouro, elemento capaz de afastar as pessoas dali, fez na verdade as vezes de um grande chamariz para que mais moradias fossem vendidas, processo que acelerou a ocupação da região. Hoje, no que era antes o Matadouro Municipal, encontra-se um dos principais institutos de preservação da cultura nacional, a Cinemateca Brasileira.

É justamente na cultura que se encontra um dos grandes diferenciais do bairro. Tendo São Paulo como berço do movimento modernista, durante a década de 20 foi construída a primeira obra de arquitetura moderna do país na Vila Mariana, a Casa Modernista. Hoje tombada como patrimônio, a casa é aberta à visitação de terça a domingo. Além da Casa e da Cinemateca, há ainda museus como o Museu de Arte Moderna, Museu de Arte Contemporânea, galerias de arte e espaços como o SESC Vila Mariana.

O principal parque da cidade, o Parque Ibirapuera, também está localizado no bairro. A “praia dos paulistas”, muito frequentada pelos amantes de esportes ao ar livre e também por quem procura lazer, abriga para além dos museus já citados também o Museu Afro, o Planetário e a Oca, obra do arquiteto Oscar Niemeyer e palco de diversas exposições. Além disso, possui ciclofaixas, 13 quadras de esportes e muito verde!

Já para quem gosta da agitação da noite paulistana, a Vila Mariana também guarda diversas atrações. É na Rua Juarez Távora que estão os principais botecos da região, entre eles o Bar Genuíno e o Barxaréu. No bairro também está o premiado Bar Veloso, com sua coxinha cremosa e suas caipirinhas de sabores diferenciados. Do happy hour no bairro, é possível esticar a noite para os pontos mais centrais da cidade, uma vez que se está ao lado da Avenida Paulista e da Avenida 23 de Maio.

Quem gosta de comer bem também encontra diversas opções no bairro. O cardápio é bastante variado, indo da comida vegana à tradicional pizza italiana, passando por restaurantes de chefs conhecidos, fazendo jus ao mote de polo gastronômico da região. Destaques para a comida árabe do Jaber, há 60 anos no mesmo endereço, o lanche vegano servido a qualquer hora no Prime Dog, o Vista Restaurante do chef Marcelo Corrêa Bastos, direto do oitavo andar do MAC USP, e a pizza no casarão da Pizzaria 1900.

Contando com ótimo colégios e faculdades, a Vila Mariana recebe de braços abertos tanto famílias com filhos quanto quem quer morar sozinho para estudar. Aliás, o bairro é acolhedor para todos. E quem deseja desfrutar de tudo que ele tem para oferecer pode recorrer a apartamentos para alugar na Vila Mariana e viver tudo que São Paulo tem de bom.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS