Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cultura Domingo, 14 de Agosto de 2022, 11:58 - A | A

Domingo, 14 de Agosto de 2022, 11h:58 - A | A

Coluna Cultura

Cozinhando com música: as melhores músicas para animar suas refeições

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Descubra as faixas que irão tornar a hora de cozinhar ainda mais animada

iStock

ColunaCultura

Uma boa refeição pode animar qualquer um, mas, para algumas pessoas, os melhores momentos começam na hora de preparar o que comer. Cozinhar é uma experiência que pode mexer com diversas sensações e sentidos. Do calor das panelas aos aromas e sabores, é possível aguçar até mesmo sua audição enquanto cozinha.

Para isso, selecionamos algumas músicas para acompanhar suas receitas. Afinal, seja no micro-ondas inox, no fogão ou no forno, o momento de preparar suas refeições pode ficar ainda mais interessante acompanhado de uma boa trilha sonora.

“Feijoada completa” - Chico Buarque
O título já sugere uma refeição tipicamente brasileira. Na letra, Chico Buarque pede para que sua esposa prepare a iguaria tradicional do Brasil para receber os amigos que estão chegando para almoçar. Com passagens recomendando comprar os ingredientes no mercado, fritar os torresmos, colocar mais água no feijão e colocar a bebida para gelar, o compositor conseguiu criar a cena perfeita para quem está habituado a preparar feijoada para receber amigos e familiares.

“No Tabuleiro da Baiana” - Ary Barroso
É um clássico da MPB e o primeiro grande sucesso da carreira de Ary Barroso, em 1936. Na letra, fala-se sobre as baianas do acarajé, famosas figuras de Salvador. Elas vendem seus produtos nas ruas da capital da Bahia e, assim, ganham seus sustentos.

“Disseram que voltei americanizada” - Carmen Miranda
Essa faixa tem um tempero apimentado, não porque ela cite a especiaria ao longo da letra, mas porque se trata de uma resposta bastante direta às críticas que vinha recebendo por fazer sucesso nos Estados Unidos. Porém, como boa portuguesa naturalizada brasileira, Carmen Miranda utiliza os sabores do Brasil para dizer que continua a mesma: ela sempre será do camarão ensopadinho, acompanhado de chuchu.

“Não é proibido” - Marisa Monte
Uma verdadeira rebeldia às dietas, a música de Marisa Monte faz uma ode aos principais doces. Ao acompanhar a letra, é impossível não se sentir em uma festa infantil, onde se está cercado por diversas guloseimas, como bananada, jujuba, cocada, pipoca, queijadinha, sorvete…

“Torresmo à milanesa” - Adoniran Barbosa
Como um grande mestre do samba paulistano, Adoniran Barbosa também imortalizou o torresmo em uma de suas músicas. Na letra, que retrata o dia a dia de trabalhadores, ele constrói uma memória afetiva ligando o torresmo a um dos momentos de prazer na vida de quem está na correria.

“Caviar” - Zeca Pagodinho
Outro samba que se tornou um clássico, a música utiliza o status de comida nobre do caviar para fazer uma crítica social divertida. Basta escutar alguns versos da canção para começar a repeti-la, principalmente seu icônico refrão: “nunca vi nem comi, eu só ouço falar”.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS