Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 24 de Abril de 2022, 11:58 - A | A

Domingo, 24 de Abril de 2022, 11h:58 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Saiba como escolher o espelho ideal para a sala de jantar

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

O espelho desempenha várias funções dentro de uma decoração

iStock

ColunaCasaEDecoração

Decorar a sala de jantar envolve muitas decisões importantes. Além da mesa e das cadeiras, há o buffet, o aparelho de jantar e o espelho. Sim, o espelho é um objeto curinga em qualquer ambiente. Ele não somente reflete a luz, deixando o cômodo mais iluminado, como também cria a ilusão de mais espaço. Portanto, além de item decorativo, também é funcional.

Mas como escolher o espelho ideal? Há muito a se considerar para comprar um espelho: forma, tamanho e material. Redondo ou quadrado? Grande ou pequeno? Com moldura ou sem? Continue a ler para encontrar o que melhor se encaixa na sua sala de estar.

Por que a forma importa?
A forma desempenha um papel importante na composição de qualquer espaço, podendo acentuar o que já existe ou criar a ilusão de algo mais. Se quiser uma sala grandiosa, opte pelos espelhos horizontais, que criam a ilusão de comprimento, ou espelhos verticais, que criam altura extra. Os espelhos quadrados ou retangulares têm um estilo mais clássico, enquanto os espelhos redondos são mais delicados. Para um décor moderno, as formas geométricas são boas opções.

Por que o tamanho importa?
O tamanho ideal do espelho para a sala de jantar depende da sua função dentro da decoração. Se quiser que ele seja o principal objeto exposto no cômodo, certifique-se de que ele seja suficientemente grande. Espelhos grandes refletem mais da sala, sendo ideais tanto para a iluminação do ambiente como para criar a ilusão de espaço. Se quiser um espelho para acompanhar a decoração, pode optar por um modelo pequeno, colocando-o em uma galeria de parede, junto de quadros e outros objetos pendurados.

Por que o estilo importa?
A moldura e o material podem definir o estilo de um espelho. Molduras ornamentadas transformam os espelhos em peças de exposição, enquanto espelhos sem moldura dão uma elegância sutil a toda a sala. Sobre os materiais, os espelhos de moldura de madeira são considerados mais rústicos, enquanto os de acabamento dourado são mais luxuosos. Há ainda os espelhos feitos em moldura de vidro, que têm uma aparência mais elegante, e os feitos em metal, que são mais modernos, ideais para uma decoração industrial. É possível, ainda, escolher seu estilo com base no porcelanato escolhido para o ambiente, de modo que ambos fiquem harmoniosamente combinados.

Como vimos, o espelho desempenha várias funções dentro de uma decoração. Pode servir como peça de exposição, criar a ilusão de um ambiente maior ou até mesmo iluminar melhor o ambiente.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS