Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Casa e Decoração Sábado, 04 de Fevereiro de 2023, 14:26 - A | A

Sábado, 04 de Fevereiro de 2023, 14h:26 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Quarto montessoriano: aprenda a combinar a decoração com o desenvolvimento do seu filho

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Método para decorar o quarto estimula o aprendizado, a criatividade e a autonomia da criança

iStock

ColunaCasaEDecoração

A infância é uma fase de bastante aprendizado para as crianças. Por isso, é importante que os pais acompanhem de perto o desenvolvimento de seus filhos, buscando diferentes formas de estimular a criatividade e o senso de autonomia das crianças. Uma dessas maneiras está na adoção do estilo montessoriano na decoração do quarto dos pequenos.


Criado pela educadora italiana Maria Montessori, por volta de 1907, o método tem como propósito estimular a autoeducação, através do oferecimento de um espaço lúdico, personalizado e adaptado ao tamanho, às necessidades e à idade da criança, o que ajuda a estimular o seu desenvolvimento e aprendizado.


Nesse modelo, a escolha dos móveis e objetos leva em consideração a ergonomia da criança, com móveis adaptados à altura e ao tamanho dela e localizados em um local de fácil acesso.


Em outras palavras, em um quarto montessoriano, a criança deve ser capaz de alcançar por conta própria a sua cama, gavetas, brinquedos, livros, roupas e qualquer outro objeto.


Aliado a isso, o quarto deve conter uma série de estímulos, como quadros coloridos, almofadas divertidas, fotos dos familiares e paredes com desenhos e imagens, criando um ambiente atrativo e que ajude no desenvolvimento da imaginação e da criatividade do pequeno.


Essas e outras medidas ajudam a criança a aprender a utilizar os seus sentidos para explorar o ambiente, objetos e brincadeiras, sendo guiada por um senso de curiosidade que é essencial para o desenvolvimento de uma mente criativa e ágil, além de essenciais para que ela adquira autonomia.


Como fazer um quarto montessoriano?
Em primeiro lugar, é essencial escolher móveis adaptados à altura das crianças. Ou seja, nada de camas e armários altos que impeçam as crianças de acessá-los sozinhas. Escolha camas baixas ou até mesmo opte por colocar o colchão no chão, o que oferece maior liberdade para os pequenos deitarem ou levantarem na hora que quiserem.


Além disso, é importante optar por móveis baixos, sem quinas ou acabamentos pontiagudos que possam machucar a criança. No caso do armário, é importante que ele também siga esse modelo para facilitar o acesso às roupas e aos sapatos pelos pequenos, podendo, inclusive, ser substituído por uma arara.


Um dos passos principais para que a criança adquira autonomia no método montessoriano é pegar e escolher brinquedos, livros e objetos por conta própria. Por isso, é importante que eles estejam guardados em locais de fácil acesso.


Uma outra dica é guardá-los em diferentes espaços do quarto para que os pequenos possam se deslocar e explorar o ambiente por conta própria.


 A decoração do quarto montessoriano também inclui o uso de tapetes. Além de funcionarem como um item de segurança, amortecendo possíveis quedas, os tapetes ajudam a estimular o sentido de tato nas crianças, permitindo que elas tenham contato com diferentes texturas.


Investir em objetos coloridos e divertidos também é outro passo fundamental para auxiliar no desenvolvimento das crianças. Papéis de parede de diferentes cores, quadros, brinquedos e objetos vibrantes são bastante atrativos e estimulam a criatividade.


Também é importante decorar o quarto com fotografias, já que elas ajudam a criança a reconhecer outras pessoas da família e a si mesma. Aliado a isso, incluir espelhos no ambiente também é fundamental para que a criança veja a sua imagem e se enxergue como um indivíduo, o que ajuda no desenvolvimento de seu senso de autonomia.


Por fim, é importante estar atento para a segurança do quarto. Por exemplo, no caso de bebês que estão aprendendo a andar, a dica é instalar barras de segurança nas paredes, para que eles consigam se locomover sozinhos de forma segura.


Além disso, não se esqueça de colocar protetores nas tomadas ou escondê-las atrás de móveis, investindo também em grades na cama para impedir possíveis quedas e barreiras no quarto, para evitar que a criança saia do cômodo sozinha.


Agora que você já sabe como montar um quarto montessoriano, que tal pôr em prática? Escolha os móveis ideais para o seu pequeno e não se esqueça das ferramentas para montá-los, como o paquímetro, que serve para medir pequenas distâncias e perímetros.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS