Campo Grande/MS, Segunda-Feira, 23 de Novembro de 2020 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Domingo, 15 de Novembro de 2020, 11h:56
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

Confira algumas dicas para aumentar a durabilidade das suas flores

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Troca de água, poda e receitas caseiras garantem a saúde das flores

Divulgação

ColunaCasaEDecoração

Decorar a casa é sempre um processo divertido e interessante, com a escolha de elementos que combinem entre si e sirvam para expressar a personalidade dos moradores da casa. O uso de folhagens e flores é uma ótima maneira de tornar o ambiente ainda mais aconchegante e vivo, acrescentando cores, formas e texturas que não podem ser encontradas em qualquer outro item de decoração.

Apesar de serem uma ótima opção, as plantas, especialmente flores, são sensíveis e demandam alguns cuidados especiais para ficarem sempre bonitas. Sejam as compradas para decorar, ou até buquês e vasos ganhos de presente, basta seguir dicas simples para garantir que elas durem por muito mais tempo. Além desses cuidados, é importante conhecer as características principais de cada espécie, para escolher aquela que melhor vai se adaptar ao ambiente de casa, levando em consideração a quantidade de sol disponível,
umidade do ar e temperatura média.

Para evitar que a flor murche logo nos primeiros dias, os cuidados devem começar assim que a planta chegar em casa. No caso de flores soltas ou buquês, uma das dicas principais é fazer um corte em diagonal na ponta do caule da flor, auxiliando na absorção da água. Além disso, a água do jarro ou recipiente onde a planta está colocada deve ser trocada todo dia – novidade essencial para evitar fungos e bactérias que podem prejudicar a planta.

Antes mesmo de colocar a planta na água, é essencial retirar as folhas do caule, evitando que elas entrem em contato direto com a água. Também é importante retirar as flores amareladas ou murchas, com o auxílio de uma faca limpa. Este passo faz toda a diferença na durabilidade da flor, já que as folhas nesse estado liberam gás etileno, que acelera a morte do restante da planta. Exposição direta ao sol também prejudica a vida das flores, fazendo com que elas sequem e murchem. Diluir certos aditivos na água, como açúcar e vinagre branco em pouca quantidade, também colabora para a maior duração das flores e deve ser aplicado em dias alternados.

No caso de flores em vasos com terra, os cuidados dependem de cada espécie em especial, variando no tipo de substrato, quantidade de luz e rega. Uma boa dica para impedir que as plantas fiquem excessivamente molhadas é enfiar a ponta do dedo na terra. Se ela estiver seca e com aspecto esfarelado, é a hora de regar. Entre as plantas mais duráveis e simples de cuidar estão as suculentas, disponíveis em vários tipos, tamanhos e cores e que exigem cuidados simples. Outra flor de fácil cuidado são as orquídeas plantadas na terra.

Um detalhe importante na hora de adquirir plantas e flores é procurar um estabelecimento especializado. Floriculturas em SP, no Rio de Janeiro e em outras capitais do país, além de lojas menores encontradas em bairros, são bons lugares para procurar plantas. Além disso, é possível tirar dúvidas em relação aos cuidados de cada espécie com os vendedores, que podem dar dicas sobre as melhores opções.

 

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix