Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Casa e Decoração Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019, 12:12 - A | A

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019, 12h:12 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Como reaproveitar na decoração coisas que iriam para o lixo

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Existem muitas opções para reaproveitar itens que seriam descartados como decoração na sua casa; veja algumas maneiras elegantes e práticas de reutilizar pertences

Divulgação

ColunaMarcoEusébio

A discussão sobre sustentabilidade tem movimentado debates ao redor do mundo. O consumo consciente e o descarte correto do que não tem mais serventia é uma maneira de tentar reverter os vários anos em que o ser humano tem produzido lixo e descartes, que acabam poluindo o solo, os lençóis freáticos, os rios e os oceanos.

A criatividade é essencial para podermos resolver esse problema. Não apenas os cientistas, com soluções inovadoras como as bactérias capazes de retirar o plástico dos oceanos, mas todos podem colocar a mente a serviço da sustentabilidade.

Ver um novo uso para algo que seria descartado é algo que todas as pessoas podem fazer, evitando jogar mais lixo no meio ambiente e reaproveitando para não precisar consumir novos produtos que também receberiam o mesmo fim.

É possível reaproveitar caixas, jornais e até mesmo CDs para a decoração de sua casa. Com a chegada das festas de fim de ano, esses itens podem ser usados para criar decorações encantadoras para suas festas temáticas!

Dicas de reaproveitamento
Para criar novos itens a partir do que seria descartado, você precisará de materiais simples, como tintas, pedaços de tecido e algumas ferramentas. Tudo vai depender do que você pretende transformar e qual será a nova utilidade do item para a sua casa, trabalho ou outros ambientes.

Um caixote de madeira, por exemplo, pode facilmente se transformar em uma prateleira ou um criado-mudo para o seu quarto, de acordo com o tratamento que você fizer no item. Nesses casos, vale a pena pintá-lo ou envernizá-lo, ainda que você queira deixar na cor natural e dar uma aparência mais rústica ao ambiente.

Dentro da decoração de estilo industrial, esses itens rústicos e com aparência mais natural podem contrastar com a frieza atribuída aos metais.

Se você vai trocar os pisos ou azulejos da sua casa, também é possível reutilizá-los para fazer um mosaico nos ambientes externos ou internos. Se você optar por deixar uma parede com cimento queimado, por exemplo, pode usar o revestimento em pedaços para dar uma cor e destacar essa parte.

Outro item que faz muito sucesso na decoração contemporânea são os pallets. Eles ficam bem como cabeceiras, camas, sofás e até mesmo divisórias. Eles também podem ser colocados no jardim, para criar uma passarela elevada, ou na parede, para fixar outros vasos e plantas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS