Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Bem-Estar Domingo, 19 de Novembro de 2023, 14:48 - A | A

Domingo, 19 de Novembro de 2023, 14h:48 - A | A

Coluna Bem-Estar

Entenda por que é importante passear com seu pet com frequência

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Os passeios regulares proporcionam qualidade de vida para o seu bichinho, além de diversos benefícios para a saúde

iStock

ColunaBem-Estar

..

Assim como nós precisamos sair de casa para manter a saúde mental em dia, os bichinhos de estimação compartilham dessa necessidade. Viver trancado não faz bem a ninguém e ainda implica negativamente em diversas questões relacionadas à saúde dos pets, então levá-los para passear regularmente faz parte das responsabilidades do seu dono.

Levar o cachorro para passear é uma experiência que costuma variar de cão para cão. Enquanto alguns são mais tranquilos, outros são bem agitados e podem querer explorar tudo que está ao seu redor. É necessário um tempo de adaptação para que o bichinho se acostume com a atividade de andar ao ar livre, mas de qualquer forma, a prática é sempre muito benéfica.

Para começar, cachorros que passeiam regularmente gastam mais energia, o que auxilia a garantir um comportamento mais adequado de cães muito agitados. Na maioria dos casos, eles fazem bagunça em casa por estarem entediados, então os passeios servem para extravasar essa energia. Não menos importante, também é uma forma de exercício, ajudando o pet a se manter dentro de um peso adequado.

Os benefícios não se limitam somente a fatores físicos. Animais também estão suscetíveis a problemas psicológicos como estresse, ansiedade e até depressão; ficar muito em casa pode colaborar com esse tipo de distúrbio. Os passeios distraem a mente com uma mudança de ares, além do fato da atividade física também contribuir positivamente com a saúde mental. Cães que passeiam são mais felizes!

Os passeios também proporcionam algumas oportunidades únicas, como interagir com outros cachorros. O cão torna-se mais sociável e menos arisco com pessoas estranhas, aprendendo a lidar melhor com estranhos e outros animais. Tudo isso é muito importante para sua qualidade de vida.

Cuidados necessários

Para passear regularmente com seu cachorro, é importante ter em mente uma série de cuidados que vão protegê-lo de algumas doenças. As ruas são cheias de impurezas que podem contaminar o pet, causando doenças graves quando não há o preparo adequado.

O primeiro passo é garantir que todas as vacinas estejam em dia, pois isso já é o suficiente para protegê-lo das doenças mais perigosas. Infelizmente, não existe um modo 100% eficaz de evitar as pulgas, que podem surgir repentinamente sem que percebamos. Nesse caso, é importante ter em mãos algum medicamento direcionado ao tratamento desses parasitas, como o Bravecto, por exemplo. Com uma rápida aplicação, já é possível eliminar as pulgas antes que elas causem problemas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS