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Além da definição muscular, consumo de proteína é aliado do emagrecimento

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Entenda os benefícios em consumir proteína de forma adequada para auxiliar no emagrecimento

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ColunaBem-Estar

Para se ter uma dieta balanceada e equilibrada no dia a dia, é necessário a ingestão de alimentos ricos em proteínas, carboidratos, fibras e com todos os nutrientes e vitaminas que se precisa para ter um bom funcionamento no organismo, garantindo saúde corporal e mental. As proteínas, por exemplo, fazem parte desta pirâmide alimentar; elas são bem importantes para a estrutura corporal do ser humano, pois são responsáveis pela saúde muscular, dos ossos, das unhas, do cabelo, além de fazerem a restauração de tecidos e o seu crescimento muscular. Também são fundamentais para a estrutura celular, pois as proteínas determinam o formato da célula; sendo assim, mantêm a integridade e as funções vitais de maneira adequada.


O consumo de proteínas é fundamental para o organismo, principalmente se a intenção do indivíduo é ter uma vida saudável com uma dieta equilibrada em sua rotina. As proteínas são formadas por aminoácidos, que dão estrutura para o corpo e mantêm a funcionalidade dos órgãos, tecidos e hormônios. Com tantos fatores que beneficiam o ser humano, se resume a importância deste macronutriente. Para pessoas que praticam esportes ou não, manter uma boa ingestão de proteína em suas alimentações é essencial.


Durante o processo de emagrecimento, a proteína tem como base controlar a glicemia, auxiliar na perda de peso e preservar a massa magra. Ao ingerir este macronutriente durante a dieta alimentar, ele causa o efeito de maior saciedade, por demorar a ser digerido pelo organismo. Outro fator benéfico é que a proteína funciona como termogênico para o corpo, e o fato dela preservar a massa magra faz com que o corpo ajude a eliminar a gordura corporal, mantendo os tecidos musculares.


As proteínas podem ser encontradas em diversos alimentos, tais como: ovos, carne vermelha, leite e seus derivados, carne de porco, carne de frango, e também na quinoa, chia, tofu, grão-de-bico, linhaça, amêndoas e até mesmo no brócolis. Existem opções de suplementação que estimulam a síntese de proteínas, como o whey protein, normalmente consumido no pós-treino por pessoas que praticam atividade física, pois auxilia principalmente na recuperação de massa magra.


Porém é importante que, ao iniciar um processo de emagrecimento, se faça um acompanhamento com um profissional responsável na área, como os nutricionistas, que indicarão a quantidade necessária de ingestão de proteínas, juntamente com demais fontes de nutrientes, como carboidrato e fibras, para compor um bom funcionamento do organismo, montando um plano alimentar para atingir a necessidade de cada indivíduo dentro da dieta e dos seus objetivos.

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