Campo Grande Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


2023 Segunda-feira, 01 de Janeiro de 2024, 17:16 - A | A

Segunda-feira, 01 de Janeiro de 2024, 17h:16 - A | A

Retrospectiva 2023 - Política

CPI da Cassems movimentou a Assembleia Legislativa em 2023

Situação financeira da entidade mobilizou deputados e governo do Estado

Odirley Deotti
Capital News

Retrospectiva 2023

Fabiana Silvestri/ALEMS

CPI da Cassems é debatida na sessão da Assembleia Legislativa

CPI da Cassems foi assunto na ALEMS, nesta quinta-feira

Um dos principais assuntos de 2023 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi a crise financeira da Caixa de Assistência de Saúde dos Servidores (Cassems). Na sessão ordinária de 3 de agosto, os parlamentares debateram a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o balanço financeiro da Cassems. O deputado Rafael Tavares (PRTB) foi o autor do requerimento, enfatizando a falta de transparência na instituição.

No dia 8 de agosto, o presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), anunciou a formação da Comissão da Cassems, presidida por Londres Machado (PP). A comissão, composta pelos deputados Coronel David (PL) e Pedro Kemp (PT) como membros titulares, e Lia Nogueira (PSDB) e Roberto Hashioka (União) como suplentes, teve sua primeira reunião marcada para discutir os próximos passos em resposta às preocupações dos servidores.

Já no dia 9 de agosto, o deputado Londres Machado anunciou avanços na resolução da crise financeira da Cassems. Destacou a reunião estratégica agendada com representantes do Governo do Estado para buscar soluções eficazes.

Luciana Nassar/Alems

CPI da Cassems movimentou a Assembleia Legislativa em 2023

ALEMS faz intermediação com Cassems e forma comissão para atender servidores

No mesmo dia, o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, compareceu à ALEMS para prestar esclarecimentos. Expôs um passivo de R$ 150 milhões, correspondente a 15% do patrimônio total, e apresentou a projeção anual, apontando a necessidade do aumento nas contribuições dos beneficiários para melhorar a receita. A partir dos fatos foi decidida a criação de uma comissão mista, envolvendo deputados, técnicos do Governo e representantes da Cassems, para encontrar alternativas de aumento da receita do plano de saúde. O presidente da ALEMS descartou a possibilidade de uma CPI, alegando falta de elementos concretos.

Por meio do auxílio dos deputados estaduais, o governador Eduardo Riedel sinalizou o anúncio de um apoio financeiro emergencial após reunião com representantes da instituição, que através do Projeto de Lei 245/2023, seriam concedidos à Cassems R$ 60 milhões em duas parcelas, uma ainda em 2023 e outra em 2024.

Confira as principais materias de 2023 na editoria de Política e Poder

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS