Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Reportagem Especial Domingo, 05 de Novembro de 2017, 10:22 - A | A

Domingo, 05 de Novembro de 2017, 10h:22 - A | A

CINEMA

Jovens criam cineclub regado a café e debates sobre a sétima arte

O projeto surgiu depois da repercussão de uma postagem nas redes sociais

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Reprodução/Facebook

Jovens criam cineclub regado a café e debates sobre a sétima arteO projeto exibe filmes, serve café e debate sobre cinema

As noites do “CineCafé” são recheadas de cinema, café e amantes da sétima arte. O projeto, criado em agosto de 2016, surgiu através das redes sociais. A ideia é exibir obras de grandes diretores da história cinematográfica com destaque aos aspectos filosófico, político e estético.

A história toda começou com uma postagem de uma das organizadoras, Kezia Miranda. A jovem colocou um link de um filme no facebook. O post repercutiu tanto que virou uma discussão de apaixonados por cinema. Surgiu então a ideia de montar um cineclub.

Para oferecer maior acessibilidade ao público, os organizadores buscavam um espaço gratuito para exibir os filmes. O Museu da Imagem e Som (MIS) abriu as portas para o projeto.

O cineclub não funciona apenas para entretenimento. Após o filme, é feito um debate sobre os temas que atravessaram o enredo da trama. “A ideia é trazer um olhar social para o cinema. Ele é transformador, capaz de trazer experiências que provoquem empatia a realidade social que nos cerca. Nosso objetivo é provocar o senso crítico em quem participa”, explica Kezia.

Além disso, também é oferecido gratuitamente café e chá para que os espectadores se sintam mais à vontade. Mas é necessário que cada um leve sua própria caneca ou xícara. Os organizadores e voluntários fazem as bebidas e são aceitas doações.

Com sessões cada vez mais lotadas, tem deixado de ser apenas um cineclub e se tornado um projeto colaborativo. “Recentemente, conseguimos realizar um curso de extensão em parceria com a UFMS e o Instituto de Cinema de São Paulo. Através do CineCafé estamos conseguindo trazer para Campo Grande mais informações sobre cinema, aqui não tem nenhum curso de graduação na área”, esclarece kezia.

 

Com caráter itinerante, o “CineCafé” busca ocupar vários espaços e está sempre procurando novas parcerias para a exibição dos filmes. Os eventos acontecem todo mês e são divulgados através das redes sociais.

 

Quem são os organizadores: Kezia Miranda, Déborah Wolsky, João Carlos Costa,  Isabela Domingues, Thiago Andrade, Marcos Moro, Natanael Marques, Andreza Pelizaro, Deborah Nasser.

 

Serviço
Quer participar ou apoiar o projeto? Entre em contato com o CineCafé pelo telefone (67) 99935-8982 ou e-mail cinecafe. [email protected]

Reprodução/Facebook

Jovens criam cineclub regado a café e debates sobre a sétima arte

Cada participante leva uma caneca ou xícara para tomar café e chá



 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS