Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Reportagem Especial Sexta-feira, 05 de Abril de 2024, 08:51 - A | A

Sexta-feira, 05 de Abril de 2024, 08h:51 - A | A

Reportagem Especial

Expogrande: Conheça a história da maior feira do agro no Mato Grosso do Sul

Além da movimentação financeira, o evento se destaca como precursor na geração de emprego no Estado

Renata Santos Portela
Especial para o Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Parque de Exposições Laucídio Coelho

Parque de Exposições Laucídio Coelho

Seja pelos shows, pela gastronomia, agronegócio ou tudo junto e misturado, quando chega abril o que muitos campo-grandenses querem é sair de casa para conferir de perto uma das feiras mais comentadas no Estado, a Expogrande. A festa democrática que reúne famílias e pessoas de todas as idades, acontece durante as duas primeiras semanas deste mês e conta com apresentações que vão além de shows musicais.

Com mais de 150 expositores, leilões, exposição nelore padrão, “Fazendinha” para os pequenos entre outras atrações, a feira que está na sua 84ª edição, conta com uma vitrine robusta com foco em superar as expectativas de 2023. No espaço, que reúne empresários do segmento, proprietários rurais, os visitantes podem fechar negócios, comprar maquinários, gados e ficar por dentro do que há de moderno em genética animal.

Além da movimentação financeira, a Expogrande se destaca como sendo uma das precursoras na geração de renda e emprego no Estado. Isso porque, através do fluxo de pessoas que visitam o local durante o seu período de realização, muitos trabalhadores encontram no local, uma oportunidade.

Mas como surgiu a Expô?

Deurico/Capital News

Com apenas 15 anos no Brasil, raça Senepol é destaque na Expogrande 2015

..

A história da Expogrande se dá antes da divisão do Estado e está muito ligada a trajetória da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) entidade que reúne os criadores do Estado. A associação surgiu em I93I, com o nome de Centro dos Criadores do Sul de Maro Grosso, especialmente por iniciativa do tenente César Bacchi de Araújo, uma das personalidades que se destacam na época como idealizadoras da feira.

A primeira feira foi realizada em 1933, no pátio do Colégio Osvaldo Cruz, na ocasião foi chamada de I Feira Agropecuária de Amostras de Mato Grosso. Na época, além de empresários do ramo, o evento contou com a presença de pequenos industriais.

A segunda edição do evento foi sete anos depois, num quartel, local onde pudesse comportar mais pessoas. Anos mais tarde, com a divisão do estado, a feira de exposição começou a ser realizada no parque de exposições Laucídio Coelho.

A partir de 1945, de Feira de Amostras passou a ser chamada Exposição Agropecuária de Campo Grande, a atual Expogrande. De lá para cá a feira cresceu e se torno um dos maiores eventos do segmento do país e o segundo mais antigo no ramo da agropecuária, ficando atrás apenas da feira realizada em Uberaba.

Arquivo/Acrissul

Acrissul 1933

Primeira sede da Acrissul em 1936

Na década de 50, com o aumento do número de animais inscritos na Feira, participação do público e diversidade de programação, foi necessária a presença de um administrador para organização. Dessa forma, Antônio Abrate iniciou suas atividades como Comissário Geral da Exposição, recebendo troféu pelo Jubileu de Prata por serviços prestados à Acrissul.

No dia 10 de agosto de 1974, durante a gestão de Eduardo Machado Metello, em Assembleia Extraordinária, foi aprovada a sigla “ACRISSUL”. Foi criado também o logotipo com a cabeça de boi, modernizada para a atual logo na década de 90.

Devido à Criação do Estado em 1979, a Associação, já na presidência de Hélio Martins Coelho, passa a se chamar, no dia 21 de julho, “Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul”, atualmente presidida pelo pecuarista Jonatan Pereira Barbosa, em seu segundo mandato, conforme apurou a Folha do Fazendeiro.

Expogrande 2024

Acrissul

Expogrande: Conheça a história da maior feira do agro no Mato Grosso do Sul

Parque de Exposições Laucídio Coelho

Com a expectativa de atrair 120 mil visitantes e movimentar R$ 150 milhões de reais a 84ª edição da Expogrande. A feira conta com essa programação:

A Expogrande 2024 tem início no dia 4 de abril, seguindo até o dia 14. Confira as datas de cada atração:

4 de abril (quinta-feira) – Dupla sertaneja Victor & Léo;

5 de abril (sexta-feira) – Lauana Prado / Gustavo Mioto;

6 de abril (sábado) – Dupla sertaneja Henrique & Juliano;

7 de abril (domingo) – Dupla sertaneja Fred & Fabrício (show gratuito);

12 de abril (sexta-feira) – Ana Castela / Rayane & Rafaela;

13 de abril (sábado) – Simone Mendes;

14 de abril (domingo) – Guilherme e Santiago

Deurico/Arquivo Capital News

Com exposições e leilões programados, Expogrande começa

Avaliação de raça na Expogrande

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS