Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Reportagem Especial Domingo, 14 de Abril de 2024, 08:25 - A | A

Domingo, 14 de Abril de 2024, 08h:25 - A | A

Reportagem Especial

Unidos pelo amor aos animais

Amigos fazem vaquinha para ajudar gato vítima de maus tratos

Renata Santos Portela
Especial para o Capital News

Acervo Pessoal

Unidos pelo amor aos animais

Ana Carla Lucca, Mario Sérgio e Tatiane, os amigos se uniram por causa do amor pelos animais

“Encontramos o Júnior com o rosto inchado, olhos com secreção, sangue na região da boca e muito apático. Chegamos a conclusão que alguém havia o agredido”, esse é o relato de um grupo de amigos que cuida de animais de rua. Eles encontraram um dos gatos que costumam alimentar com vários ferimentos após ser vítima de maus tratos.

Ana Carla Lucca, 30, Mario Sérgio Corrêa, 31 e Tatiane Pereira Domingues de 42 anos foram os nomes que deram ao Júnior uma nova chance. Os amigos que se uniram por causa da paixão pelos quatro patas, levaram o gatinho numa clínica veterinária, ele passou por cirurgia e está em recuperação.

Acervo Pessoal

Unidos pelo amor aos animais

Após a cirurgia, gatinho de rua se recupera

De acordo com a Subea (Subsecretaria de bem-estar animal) de Campo Grande casos de maus tratos são mais comuns do que se imagina. As principais denúncias que chega pelo canal de atendimento 156 são de animais sem alimento, abrigo da chuva e do sol e animais doentes sem tratamento.

Em 2023, segundo dados da secretaria, quase 250 denúncias foram atendidas e neste ano mais de 300 já foram recebidas. “Quando recebemos a denúncia, uma equipe composta por veterinário e auxiliar vai até o local para averiguar se procede. A veterinária avalia o animal, e realiza alguns serviços como consulta, vermifugação, medicação para controle de pulgas e carrapatos, microchipagem e encaminhamento para castração”, detalha a subsecretária da Subea, Ana Luiza Lourenço.

Além disso, são indicadas adequações necessárias e é dado um prazo para que o tutor cumpra. Após o período, a equipe volta ao local para averiguar. “Na maioria das vezes o tutor cumpre o que foi solicitado, nos casos que a equipe não encontra ninguém na residência, deixamos um aviso para que ele entre em contato com nossa equipe e agende uma visita.

Acervo Pessoal

Unidos pelo amor aos animais

O Júnior antes de ser vítima de maus tratos

O mês de abril é dedicado à prevenção contra crueldade com os animais é o mês conhecido como Abril Laranja. Trata-se de uma iniciativa criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA).

O mês é dedicado a prevenir maus-tratos e conscientizar a população de que os animais precisam de carinho e amor. E não somente de cães e gatos, mas de todas as espécies, como cavalos, lagartos, hamsters, coelhos, entre outros.

A Tatiane fala que a recuperação do Júnior vai levar cerca de 45 dias e que os gastos com a recuperação dele estão bem altos, por isso os amigos tiveram a ideia de fazer uma vaquinha para ajudar nos custos. “Já conseguimos um bom valor, deu para pagar a cirurgia. Ainda temos a parte das internações, medicações e o patê que precisa ser específico por conta da sonda e dos procedimentos que ele passou”, detalha Tatiana.

Quem puder ajudar, é só clicar no link; https://campanhadobem.com/recuperacao-do-junior.

Acervo Pessoal

Unidos pelo amor aos animais

Após a cirurgia, gatinho de rua se recupera

Comente esta notícia

Joanna D Arc Luciana de Souza Almeida de 14/04/2024

Essas pessoas tem um coração enorme. Parabéns! Que o Júnior tenha ótima recuperação.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Colunistas LEIA MAIS