Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 06 de Julho de 2015, 15:45 - A | A

Segunda-feira, 06 de Julho de 2015, 15h:45 - A | A

Carona Amiga

Vereador quer proibir aplicativo Uber em Campo Grande

Aplicativo de empresa dos EUA oferece transporte de motoristas particulares, provocando revolta de taxistas em várias cidades do país

Alberto Gonçalves
Capital News

Divulgação

Vereadores Alex do PT e Adilson Amdeu de SP

Vereador Alex do PT ao lado do vereador de SP, Adilson Amadeu

O vereador Alex do PT vai apresentar um Projeto de Lei para proibir o uso do aplicativo da norte-americana Uber em Campo Grande.   O aplicativo conecta motoristas de carros particulares com usuários de transporte com tarifas mais baixas que os táxis convencionais. A chamada carona amiga já provocou protestos em várias cidades do país onde é utilizada, envolvendo taxistas legalizados.


A ideia do aplicativo, aparentemente boa, traz na sua aplicação diversas ilegalidades e mesmo problemas de segurança para usuários. Toda a transação é feita pelo app, desde o cálculo de preço pelo trajeto percorrido, até o pagamento por cartão de crédito – que fica cadastrado no sistema da empresa.  Os motoristas ficam com 80% do valor e o Uber com o restante

O vereador pretende evitar que esse tipo de concorrência desleal, com os taxistas cadastrados, chegue a Campo Grande também.


Alex se espelhou em proposta semelhante do vereador de São Paulo Adilson Amadeu (PTB-SP). O vereador paulistano, segundo a massesssporia de Alex do PT, esclarece que em outros países como a França e Portugal, o aplicativo Uber já foi proibido e, mesmo nos Estados Unidos, a Corte da Califórnia já tem jurisprudência no sentido de considerar como relação de trabalho o serviço prestado pelos motoristas autônomos.


O primeiro problema do aplicativo é que é uma clara violação a direitos trabalhistas de seus colaboradores, na medida em que esses trabalham sem nenhuma contratualização com a empresa que disponibiliza o aplicativo. Além disso, a empresa não assume qualquer responsabilidade sobre eventuais problemas que ocorram na operação dos serviços.


O segundo problema é a concorrência desleal com os motoristas de táxi tradicionais. Esses motoristas pagam por suas licenças, prestam conta de seus serviços ao poder público e têm as tarifas reguladas pelos órgãos de mobilidade urbana. Portanto, não podem estar sujeitos a essa situação.

 

“Ao oferecer um serviço mais barato, o Uber mais uma vez infringe a legislação, trazendo transtornos a essa categoria que paga impostos e responde por seus atos, ao contrário dos “colaboradores” do Uber. Esse é um negócio que só beneficia a empresa americana Uber, com prejuízo para a administração pública, a categoria dos taxistas e para os próprios usuários”, disse Alex.

Comente esta notícia

Lima 03/12/2016

So pessoas despreparadas aprovam a uber. pois não veem que o dinheiro adquirido nâo paga nem a manutençâo futura de seus carros, apoio Alex do Pt pois a ganancia sem calculos segam vocês de forma quem facilitam a entrada de espertos americanos em nosso Pais,

positivo
0
negativo
0

fabiano 03/06/2016

Tinha que ser petista pra defender estes do de taxi deve tar levando um por fora bando de corrupto

positivo
0
negativo
0

alex 07/10/2015

tinha que ser esse ladrao sem vergonha .

positivo
0
negativo
0

emerson junior 16/08/2015

BOA TARDE,SOU TAXISTA AQUI NO RJ GOSTARIA D INFORMAR AOS COMPANHEIROS CAMPO GRANDENSE, Q NÃO DIXEM ESSA PRAGA D UBER ENTRAR EM MS; POIS SOMOS LEGALIZADOS, PAGAMOS IMPOSTOS, FAZMOS VÁRIAS VISTORIAS P TERMOS O CARRO EM DIA P TRABALHAR; ELES NÃO TM NADA DISSO, ELEM DO MAIS ELES PRATICAM UM CRIME MUITO GRAVE; EVAZÃO DE DIVISAS POIS TODA A TRANSAÇÃO É FEITA VIA CARTÃO DE CRÉDITO E O PAGAMENTO VAI DIRETO PARA O EXTERIOR SEM QUE O MUNICIPIO, ESTADO E MSMO A FEDERAÇÃO NÃO RECEBA UM CENTAVO DE IMPOSTO. SOMOS UMA CLASSE REGULAMENTADA, ELES NÃO. UM MEDICO PODE CLINICAR SEM O CRM UM ADVOGADO PODE ADVOGAR SM OAB UM DNTISTA PODE CLINICAR SEM CRO O CONTADOR PODE ASSINAR UM BALANCETE SEM O CRC COMO POD UM MOTORISTA COMUM FAZER O SRVIÇO DE TAXI SEM SR TAXISTA NÃO PODE, FAÇAM Q NEM NÓS AQUI DO RJ, VAO PARA AS RUAS POIS VCS VÃO FICAR SEM EMPREGO A COISA É SERIA VAMOS LUTAR CONTRA SSE APP,JUNTOS SOMOS MAIS FORTE

positivo
0
negativo
0

4 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS