Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Política Terça-feira, 15 de Dezembro de 2009, 15:33 - A | A

Terça-feira, 15 de Dezembro de 2009, 15h:33 - A | A

Para Vander Loubet, segundo turno revitalizou PT em Dourados

Da Redação (AP)

Para o deputado federal Vander Loubet (PT-MS), o segundo turno do PED (Processo de Eleições Diretas) que definiu a nova composição do Diretório Municipal de Dourados sedimentou as principais condições de revitalização e fortalecimento do partido no município. “Em primeiro lugar, o mais importante é o nítido fortalecimento do PT, que pode ser atestado com o alto índice de comparecimento de filiados. Além disso, o PED serviu para ratificar a importância das lideranças mais antigas e consolidar o surgimento e a afirmação de novas lideranças. Há forças emergentes, produzidas pela própria dinâmica de lutas do PT, que precisam ocupar espaços proporcionais à altura de sua representação”, avalia Vander.

Entre as forças emergentes, Vander destaca o vereador Dirceu Longhi e a candidata derrotada no PED, Rosimara Osório, pontuando que no conjunto da militância “há muita gente com atuação e perfil de liderança, gente que se dedica ao partido e às causas do partido e que precisa, por isso, ter um espaço necessário para amplificar esse protagonismo”. O deputado não vê nenhum motivo para especulações sobre embates pós-PED entre as correntes. “Quem deseja isso não é petista, é adversário do PT. É claro que no processo eleitoral houve uma disputa entre correntes, mas uma disputa que acabou no encerramento da votação”, argumenta. “O PT saiu ainda mais forte e unido desse processo, contrariando quem vinha apostando na fragmentação de nossas forças”.

Sobre a correlação de forças internas, Vander chama a atenção para o que classifica de “potencialização política e eleitoral” da legenda, ao reportar-se aos números dos dois turnos do PED em Dourados. “No primeiro turno, houve apenas um voto de diferença. No segundo, a diferença foi de apenas 16 votos, sendo que cada chapa venceu um turno”, observa, acrescentando que ficou evidente o equilíbrio entre as correntes.
UNIDADE - “Temos um só PT em Dourados, e um PT agora mais forte e unido. O resultado das eleição mostra que o tamanho das forças mais antigas é semelhante ao das novas lideranças que emergem. O PED douradense reestabeleceu o vigor das relações entre as lideranças e a militância, em alguns casos reaproximou o partido de seus militantes e dos segmentos que oxigenam e legitimas os movimentos sociais”, acredita Vander.

No primeiro turno do PED de Dourados, a chapa encabeçada por Rosimara Osório – apoiada pelo vereador Dirceu Longhi e Vander – venceu por um voto a chapa liderada pelo tenente Pedro. O segundo turno foi vencido pelo tenente Pedro, por 16 votos (468 a 452), que teve como principais apoiadores as principais lideranças petistas da Grande Dourados, entre as quais o ex-prefeito Laerte Tetila, o ex-deputado federal João Grandão e o senador Delcídio Amaral.

Vander disse estar confiante na gestão do novo Diretório, salientando a importância do trabalho a ser feito para os desafios do próximo, ano, especialmente a campanha pela candidatura do ex-governador Zeca do PT ao Governo. “Desejo ao companheiro Tenente Pedro e a todos os membros do Diretório total êxito na luta que será desencadeada em 2010, na organização e na motivação da militância. Estaremos juntos, unidos, defendendo nossas bandeiras e a nossa história”.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS