Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 18 de Julho de 2019, 12:29 - A | A

Quinta-feira, 18 de Julho de 2019, 12h:29 - A | A

Exame de câncer colorretal

Deputado cobra ministro mais investimentos na saúde de Mato Grosso do Sul

Flávia Andrade
Capital News

Divulgação

Deputado cobra ministro mais investimentos na saúde de Mato Grosso do Sul

Fábio Trad ao lado do Ministro Mandetta

Em reunião com o ministro Mandetta, o deputado federal Fábio trad pleiteou também inclusão no SUS de exame que antecipa o diagnóstico de câncer colorretal. MS está entre os dez primeiros estados com maior letalidade.

 

O câncer do intestino grosso (também conhecido como câncer de cólon e reto ou câncer colorretal) é a terceira neoplasia com maior incidência no Brasil. Trata-se do segundo câncer mais frequente em mulheres (52%) e o terceiro entre os homens (48%), com 36.360 de novos casos previstos para o biênio 2018 e 2019.

E o Mato Grosso do Sul está entre os dez estados com maior índice de letalidade de câncer colorretal. Por esses e outros motivos, o deputado Fábio Trad (PSD/MS) e a senadora Simone Tebet (MDB/MS) reuniram-se na tarde desta segunda-feira (15) com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta conforme informou nesta quinta-feira sua assessoria.

A audiência foi uma iniciativa da senadora sul-mato-grossense e contou também com as presenças de representantes da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e da irmã da parlamentar,
Maria Eduarda Tebet.

Uma das maneiras de reduzir esses números alarmantes e ampliar as chances de cura da doença é antecipando o prognóstico e o diagnóstico. Este, segundo o deputado Fábio Trad, foi o principal tema da pauta do encontro com o ministro.

“Conversamos com o ministro sobre a viabilidade de incluir no Sistema Único de Saúde um exame que previne o câncer colorretal por meio das fezes, procedimento que inclusive já é realizado em diversos países do mundo. O ministro ouviu tudo atentamente e disse que já vai impulsionar
os estudos técnicos para avaliar essa possibilidade”.

Investimentos

Na sequência, o deputado Fábio Trad entregou nas mãos do ministro um ofício solicitando recursos para a área de saúde da capital e demais municípios de Mato Grosso do Sul.

“Foi um encontro muito proveitoso e tenho certeza de que em breve termos boas novidades para a população sul-mato-grossense, que carece urgentemente de melhorias na área da saúde”.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS