Sábado, 20 de Abril de 2024


Política Sexta-feira, 11 de Março de 2016, 17:34 - A | A

Sexta-feira, 11 de Março de 2016, 17h:34 - A | A

Nova denúncia

Delcídio cita em delação que Temer indicou Zelada para a Petrobras

Ex-diretor da área internacional da Petrobras, Zelada, que cumpre pena de 12 anos de prisão, é apontado como elo do PMDB no esquema de corrupção da estatal

Gilmar Lisboa
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Delcídio do Amaral

Delcídio volta a denunciar membro do governo de Dilma por implicações no petrolão

A indicação do diretor da área internacional da Petrobras Jorge Zelada, preso na Operação Lava Jato, teria sido patrocinada pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB).


A informação consta na delação premiada feita pelo senador Delcídio do Amaral (afastado do PT-MS) aos procuradores da Lava Jato.

 

 Saiba mais

  Relator vota por abertura de processo no Conselho de Ética contra Delcídio do Amaral
  Delcídio cita ao menos cinco senadores em delação, relata jornal
  Dilma desqualifica “hipotética” delação de Delcídio e critica vazamento
  Em nota, Delcídio e sua defesa negam delação que senador teria acertado


Segundo o jornal Folha de S. Paulo, que repercute nesta sexta-feira (11) o trecho da delação de Delcídio que cita a suposta intervenção de Temer em favor de Zelada, o ex-diretor da Petrobras é apontado como elo do PMDB no esquema do petrolão - ele cumpre pena de 12 anos de prisão.


A Folha lembra que, para a força-tarefa da Lava Jato, pelo menos US$ 31 milhões do esquema foram parar nas mãos do partido, de Zelada e de Eduardo Musa (ex-diretor da Petrobras condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro).


Conforme a Folha, o PMDB teme que Zelada, apontado como o elo do partido com o esquema investigado pela Lava Jato, também decida fechar um acordo de delação premiada com as autoridades.


A assessoria de Temer disse ao jornal que Zelada foi indicado para a diretoria da Petrobras pela bancada do PMDB de Minas Gerais, e que Temer o recebeu antes da nomeação na "condição de presidente da sigla", e que em 2011, quando Zelada tentou se manter no cargo, "não obteve apoio".


Delcídio também teria, segundo a Folha, destacado a ligação de Temer com o lobista João Augusto Henriques, escolhido para substituir Nestor Cerveró na área Internacional da Petrobras. A presidente Dilma, no entanto, recusou a indicação. O vice nega ter relação com o lobista, assinala o jornal paulista.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS