Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Política Quarta-feira, 09 de Junho de 2010, 13:48 - A | A

Quarta-feira, 09 de Junho de 2010, 13h:48 - A | A

Com 33 recomendações, TCU aprova contas de 2009 do governo federal

Eduardo Penedo - Capital News

Os ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) aprovaram por unanimidade as contas de gestão de 2009 do governo federal.

O relator Raimundo Carreiro apontou que os requisitos legais foram cumpridos, mas destacou 33 pontos de recomendações ao governo.

Os ministros fizeram críticas à falta de transparência das informações do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e ao grande volume de dívidas de curto prazo, restos a pagar.

Com a aprovação das contas, o relatório do TCU segue agora para votação no Congresso Nacional --responsável por aprovar ou rejeitar formalmente a matéria. Com maioria no Legislativo, o governo não deve encontrar dificuldades para aprovar as suas contas, a exemplo do que tradicionalmente ocorre.

As contas de 2008 também foram aprovadas pelo TCU. Na ocasião, o relator do processo, ministro Augusto Nardes, fez 15 ressalvas às contas de Lula no texto aprovado pelo plenário do tribunal.

Apesar das ressalvas, o relatório afirmou que o Poder Executivo observou os princípios da contabilidade aplicados à administração pública. (FolhaOnline)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS