Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 10 de Junho de 2015, 15:33 - A | A

Quarta-feira, 10 de Junho de 2015, 15h:33 - A | A

Câmara de Naviraí vai julgar na sexta cinco vereadores acusados de corrupção

Vereadores são acusados de quebra de decoro e envolvimento no esquema de corrupção desvendado pela Operação Atenas, da Polícia Federal e MPE

Elizângela Lemes
Capital News

Divulgação/Assessoria

Câmara Naviraí

Câmara julga na sexta se cassa o mandato de cinco vereadores acusados de corrupção

A Câmara Municipal de Naviraí realiza na sexta-feira (12), às 16h, uma sessão extraordinária para julgar o mandato de mais cinco vereadores, dos treze acusados por quebra de decoro e envolvimento no esquema de corrupção desvendado pela Operação Atenas, da Polícia Federal e Ministério Público Estadual (MPE). Os vereadores estão afastados do parlamento por determinação do Juiz Paulo Roberto Cavassa de Almeida, que aceitou recurso impetrado pelo MPE contra Moacir Aparecido de Andrade (PTdoB), Jaime Dutra (PT), José Odair Gallo (PDT), José Roberto Alves (PMDB) e Mário Gomes (PTdoB).


De acordo com o site Sul News, o anúncio da nova data foi feito na terça-feira (9), pelo presidente da Comissão Processante, vereador Antônio Carlos Klein (PDT), durante sessão ordinária. O julgamento que deveria ter ocorrido no dia 8 de abril deste ano, mas foi cancelado por erros cometidos pela Comissão Processante (CP). A votação do relatório deve acontecer entre os dias 9 e 17 de junho.


Os treze parlamentares foram eleitos em outubro de 2012 e empossados em 1º de janeiro de 2013. O julgamento será individual, feito um a um e terá duas horas de exposição de defesa, que será realizada pelo advogado de cada acusado ou pelo próprio acusado, e logo a seguir há a votação que pode determinar se haverá a cassação ou absolvição. A ordem de julgamento não foi divulgada, se será por sorteio ou ordem alfabética. O prazo de 90 dias para conclusão da Comissão Processante só termina no dia 27 de julho.


Outros cassados no esquema de corrupção
Desde que a Comissão Processante foi instalada, seis vereadores já foram cassados são eles: Adriano Silvério (Sdd), Elias Alves (Psol), Carlos Alberto Sanches (Carlão - Sdd), Cícero dos Santos (Cicinho, ex-PT), Gean Carlos Volpato (PMDB) e Vanderlei Chagas (PR). A ex-vereadora Solange Melo (Psol) e o ex-vereador Marcus Douglas Miranda (PMN) renunciaram aos seus mandatos, antes de haver o julgamento.

Jr Lopes/Naviraí Diário

Cícero dos Santos

Ex-presidente da Câmara de Navirái, Cícero dos Santos foi apontado como chefe do esquema de corrupção, perdeu o mandato em janeiro


Caso os cinco vereadores sejam mesmo cassados ou renunciem, seus cargos na Câmara serão ocupados pelos suplentes já atuantes, Josias de Carvalho (PT) que pode ocupar a vaga de Jaime Dutra; Manoel Messias de Assis (PT do B) na vaga de Moacir Andrade ou Mário Gomes; Cláudio Cezar Paulino da Silva, o Fi da Paiol (PT do B) na vaga de Mário Gomes; Professor Márcio Albino (PMDB) para a vaga de Zé Roberto ou Gallo; Alexandre Orion Reginato, o Alexandre Goodman (PSDB) postulante à vaga de Gallo. Todos foram citados em conversas do ex-presidente da Câmara, Cícero dos Santos, considerado chefe do esquema de corrupção e que foi cassado no dia 12 de janeiro deste ano. As conversas foram gravadas pela PF durante dez meses de investigações.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS