Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 15 de Março de 2017, 13:33 - A | A

Quarta-feira, 15 de Março de 2017, 13h:33 - A | A

Solenidade

Artesãos serão homenageados com medalha na Assembleia Legislativa

Sessão com homenagem ocorre na noite desta quinta-feira (16)

Natália Moraes
Capital News

Divulgação/Assessoria

Padre de Dourados rebate crítica de deputada Mara Caseiro

Sessão é iniciativa da deputada Mara Caseiro (PSDB)

Os artesãos de Mato Grosso do Sul serão homenageados com sessão na Assembleia Legislativa na noite desta quinta-feira (16). Na ocasião, a medalha "Conceição dos Bugres" será entregue aos profissionais.


A sessão é uma iniciativa da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) e é destinada a pessoas e associações que se destacam por sua criatividade. As homenagens fazem parte da "10ª Semana do Artesão", que começou na segunda-feira (13) e se segue até o dia 19. Na abertura da solenidade, está prevista apresentação do músico Zé Geral.


A medalha leva o nome de Conceição dos Bugres, artesã que criou o principal artefato da iconografia do estado, o Bugre, esculpido em madeira com golpes secos e retos de facão e recoberto com cera de abelhas. Ela nasceu em Povinho de Santiago (RS) e se mudou com 6 anos para MS. 


Conceição vendia os bugres nas feiras e começou a exportar para outros países. Após a morte, em 1984, o trabalho foi tocado pelo marido. Hoje, o neto continuou com o trabalho.


Além dos artesãos, também serão homenageados o Sindicato dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (Sinart), Associação dos Produtores Artesanais e Artistas Populares de MS (Proart), Associação dos Artesãos da Praça dos Imigrantes (API), Associação dos Microempreendedores Individuais de MS (AMI) e Associação dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (ARTEMS).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS