Campo Grande Domingo, 19 de Maio de 2024



Política Quarta-feira, 08 de Maio de 2024, 15:26 - A | A

Quarta-feira, 08 de Maio de 2024, 15h:26 - A | A

Eleições na UFMS

Votação para escolha de novo reitor será pelo sistema e-Votação

Consulta à comunidade será na próxima sexta-feira, dia 10 de maio

Juliana Rezende
Capital News

Capital News

 Debate entre os candidatos à Reitoria da UFMS será realizado no dia 8 de maio

Disputa para conduzir UFMS pelos próximos quatro anos tem três chapas concorrentes

No próximo dia 10 de maio será realizada a consulta à comunidade universitária para a escolha do reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A Instituição conta com nove câmpus no interior do Estado, além da Cidade Universitária, localizada em Campo Grande.

A votação da consulta ocorrerá pela internet, das 8h às 21h, por meio do Sistema de Votação Eletrônica da UFMS, o e-Votação UFMS. O voto é direto e secreto, não obrigatório, em apenas uma das três chapas concorrentes.O sistema e-Votação UFMS garante o sigilo do voto, a privacidade, a rastreabilidade e a integridade dos dados, além da apuração e a comprovação.

O diretor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic), Luciano Gonda, reforça que o voto é secreto. “Não é possível saber em quem o votante votou, uma vez que o voto é criptografado”, explica.

O presidente da Comissão Executiva Central, Henrique Mongelli, pontua que o acesso será pela página votacao.ufms.br, no botão Urnas. Serão três opções voltadas às categorias: docente, técnico-administrativo e aluno.

Os servidores e estudantes aptos a votarem devem clicar na urna que lhe diz respeito e acessar o sistema com o Passaporte UFMS e senha. Dentro do sistema os votantes irão encontrar as três opções de chapa para votação, na ordem previamente sorteada, mais as opções “voto nulo” e “voto em branco”.

Durante a votação, o eleitor poderá votar quantas vezes desejar, mas somente o último voto será considerado. A cada voto depositado, o sistema enviará um e-mail contendo o respectivo rastreador de cédula ao endereço de e-mail institucional do votante. O rastreador de cédula correspondente ao último voto depositado também permanecerá disponível para consulta no Sistema de Votação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS