Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014, 10:01 - A | A

Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014, 10h:01 - A | A

Verão chega com chuva e desanima comércio na reta final para compras de fim de ano

Taciane Peres - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O verão chegou neste domingo (21) mas o clima não parece dos mais otimistas para quem esperava um começo de verão e início de férias com muito sol. Quem não se mostra contente com este clima são os comerciantes que desde sexta-feira (19), esperam um movimento do comércio melhor com o pagamento do décimo terceiro dos servidores públicos no Estado.

Para a dona de uma loja de calçados, Margarida Soares, que atua a mais de 15 anos no centro da Capital, não se mostra animada com o movimento que está fraco devido a crise na economia e a chuva piora o movimento dos consumidores. "Estamos esperançosos que as coisas mudem para melhor de hoje para amanhã. Precisamos aquecer nossos negócios e com a chuva dificulta um pouco pois o consumidor não sai de casa e nem do trabalho pra comprar, assim ficamos rendidos com a situação", revela a comerciante.

Já o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Ricardo Kuninari tem boas expectativas sobre o comércio nessa época de fim de ano. “Esse período entre hoje até sábado e domingo será de boas expectativas para o comércio e também para o consumidor que já está planejando suas compras de natal. Os shoppings atenderão em período diferenciado, ou seja, as pessoas terão oportunidades para aproveitar as lojas abertas e poder pesquisar e comprar neste ano. Temos uma expectativa de crescimento do consumo entre 5 e 7% em relação a dezembro do ano passado, esse número anima muito o comércio”, comenta o presidente.

Mesmo com um ano de 2014 indefinido em relação à economia brasileira, o presidente destaca o bom momento para utilizar o décimo terceiro. “Com o pagamento do décimo terceiro, do funcionalismo e da iniciativa privada a máquina vai girar, e tem um fator importante, que o consumidor compra no período que antecede o natal e também aproveita as promoções depois e no começo de ano, que já se tornou uma tradição no comércio, então com certeza será um momento de ânimo ao setor”, destaca Kuninari.

Só em Campo Grande o pagamento da folha é aproximado em R$ 100 milhões. Atualmente, a prefeitura conta com 22.498 servidores, entre concursados, convocados, comissionados, estagiários. O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), destacou o pagamento do décimo terceiro, na semana que antecede o natal. “A prioridade do governo municipal é cuidar das pessoas e dos seus colaboradores. O esforço de realizar os pagamentos em dia é, primeiramente, uma obrigação. Mas, estamos às vésperas de um período de festas e confraternização. Não é bom pra ninguém querer ter um momento de alegria e estar impedido por conta de dificuldades financeiras. O servidor poderá sair às compras já no sábado e escolher os presentes com tranquilidade e fazer todo o preparativo para a festa natalina”, justifica Olarte.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS