Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 24 de Setembro de 2014, 11:58 - A | A

Quarta-feira, 24 de Setembro de 2014, 11h:58 - A | A

Proibido abastecimento de combustível além do limite da trava

Fernando Hassessian - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Uma nova lei estadual proíbe os frentistas de colocarem mais combustível nos tanques dos carros após acionada a trava automática de segurança da bomba de abastecimento. O projeto, de autoria de Junior Mochi, foi promulgado nesta terça-feira.

“O hábito de encher todo o tanque de combustível, sem respeitar a trava automática de segurança, é prejudicial para os automóveis e o meio ambiente. O excesso de combustível pode danificar o canister, dispositivo que filtra os gases e vapores”, explica o autor da lei.

O parlamentar ressalta ainda que os manuais de automóveis vendidos no Brasil indicam que o volume máximo de combustível permitido em um tanque, para que não acarrete danos, não é até sua capacidade máxima, e sim até o travamento da bomba. Isso representa, no mínimo, 10% a menos da capacidade máxima do tanque.

Os postos de combustíveis terão que afixar cartazes para alertar os consumidores com os seguintes dizeres: “Para preservar o veículo e o meio ambiente, o tanque de combustível dos veículos deve ser preenchido até que ocorra o tratamento automático de segurança da bomba de abastecimento”.

O descumprimento da medida implicará em uma multa de 10 Uferms (Unidades Fiscais Estaduais de Referência), o equivalente a R$ 191,00, aplicada em dobro no caso de reincidência.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS