A reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) continua em reunião com o DCE da Universidade junto ao delegado da Policia Civil, Fernando Nogueira, e com o gerente de serviços gerais, João Sartorello, para a apresentação de uma ata onde constarão as medidas de segurança à serem adotadas pela Instituição.
Enquanto a reunião não termina os alunos impediram o trânsito na avenida Costa e Silva. Os acadêmicos fizeram um bloqueio parcial da via de rolamento como forma de chamar a atenção para a barbárie ocorrida na manhã desta segunda-feira (11) nas dependências do Campus da Universidade.
Será montada uma comissão de segurança com os representantes que vão mapear a região do Campus para verificar em quais pontos a segurança está mais desfalcada. A previsão é de que a comissão comece a funcionar a partir da próxima semana.
Durante a reunião a reitoria alegou que o problema da precariedade na segurança é a falta de recursos. O montante de verba que é repassado pelo Governo Federal não é o suficiente e a Universidade tem que se adequar a esse orçamento. Não existe uma verba direcionada somente para a segurança da Unidade.
João Sartorello disse que há planos em estudo para a instalação de câmeras de segurança na UFMS além do planejamento da implantação de catracas eletrônicas nas dependências da Instituição.
A manifestação na tarde de hoje mobilizou equipes da a Ciptran, o Detran, a Agetran, a PM e a Cigcoe. Este último, quando chegou, pediu aos alunos que liberassem o trânsito da avenida Costa e Silva. A equipe de policiais foi surpreendida por um aluno, que pegou uma flor, se ajoelhou e colocou-a em frente ao policial.
A Ciptran improvisou desvios para quem tenta passar em frente ao Atacadão. Os acadêmicos estão liberando aos poucos a passagem dos carros.
Por Valquíria Oriqui e Jefferson Gonçalves - Capital News (www.capitalnews.com.br)
Veja também:
11/04/2011 - 18:38
Após reunião tumultuada, UFMS e acadêmicos criam Comissão de Segurança
11/04/2011 - 15:31
Segurança na UFMS vai ser reforçada a partir de amanhã
11/04/2011 - 14:47
Alunos da UFMS protestam por mais segurança
11/04/2011 - 10:49
Universitária de 20 anos é estuprada na UFMS em Campo Grande