Começa na próxima sexta-feira (29), O Festival de Cinema Um País Chamado Fronteira. O evento ocorrerá simultaneamente em Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai), com uma intensa programação e a promoção de um intercâmbio inédito entre realizadores e gestores do cinema dos dois países. Toda a programação é gratuita.
Segundo a assessoria de imprensa do festival, as atividades têm início às 9h, no Auditório da Prefeitura de Ponta Porã. Às 19h acontece a abertura oficial do festival, com homenagens do Brasil ao ator e diretor David Cardoso, o cartazista fronteiriço Germano Moura e o escritor Brígido Ibanhes, que inspira o nome do festival e do Paraguai serão lembrados, in memoriam, os atores Jesús Pérez e Ana Ivanova, além do projeto Cine Paraguaio realizado pelo Consulado do Paraguai no Brasil.
No sábado (30), a programação inclui uma tradicional Passarinhada no Parque dos Ervais, organizada pelo Instituto Mamede e pela Universidade Federal do Tocantins, unindo natureza, cinema e consciência ambiental. Haverá também oficina de atuação com o renomado ator paraguaio Celso Franco (protagonista do filme 7 Caixas) e exibições, entre elas o longa Cainguange – A Pontaria do Diabo (Brasil).
No domingo (31), a programação começa às 14h com a exibição do curta “Por Un Segundo”, de Rodney Muller (Mbarete Producciones, Pedro Juan Caballero), que aborda o tema da sustentabilidade. Às 18h, será exibida a comédia Charlotte (Lemon Cine, Assunção – Paraguai). No encerramento, destaque para o lançamento do documentário Skate: Transformando Vidas, de Carlos Wagner (projeto contemplado com recursos do PNAB). A noite também contará com a exibição dos curtas “A Noiva do Castelino” e “Trilha para o Futuro”, produzidos por alunos das Oficinas de Cinema Ponta Porã em Imagens e Sons (Lei Paulo Gustavo), além da Mostra IFMS – Campus Ponta Porã, que premiará os melhores curtas dos estudantes.
Todas as noites, o público ainda poderá aproveitar o Bar do Festival “La Máfia”, com música e sessões especiais: na sexta (29), o documentário paraguaio “Sobrevive la Música”, de Luís Bogado; e, no sábado (30), o documentário “Barulho do Mato”, de Lucas Arruda e Mariana Sena.
Antes
O pré-festival realizado de 18 a 28 de agosto alcançou mais de 2 mil estudantes das escolas públicas com sessões realizadas pelos Cineclubes Itinerante Ponta Porã, IFMS e Clube de Imprensa, além das sessões gratuitas para público escolar no Circuito de Cinema, muitas crianças pelas primeira vez estiveram em uma sala de cinema, sendo nessa ação alcançando cerca de 500 estudantes.